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Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Considerando o fragmento entre as linhas 38 e 40, infere-se predominantemente que:
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Considerando o trecho a respeito da obsessão em um relacionamento “Mas não é querer terminar, é poder terminar”, infere-se predominantemente que:
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
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Segundo o exposto pelo texto, analise as assertivas a seguir:
I. A obsessão em um relacionamento ocorre quando uma pessoa não consegue se envolver emocionalmente com o parceiro.
II. O livre-arbítrio é mantido de forma plena mesmo em relacionamentos obsessivos.
III. Relacionamentos obsessivos podem persistir mesmo após a quebra de confiança, infidelidade ou comportamentos inadequados do parceiro.
Quais estão corretas?
I. A obsessão em um relacionamento ocorre quando uma pessoa não consegue se envolver emocionalmente com o parceiro.
II. O livre-arbítrio é mantido de forma plena mesmo em relacionamentos obsessivos.
III. Relacionamentos obsessivos podem persistir mesmo após a quebra de confiança, infidelidade ou comportamentos inadequados do parceiro.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
Leia o trecho a seguir retirado do conto “Um homem célebre”, de Machado de Assis, e analise as assertivas a seu respeito:

(Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br)
I. Pode-se perceber, a partir do narrador do conto, a movimentação psicológica do compositor Pestana, que luta para compor algo grandiosamente clássico.
II. O personagem principal, embora tenha inspirações para compor polcas, ritmo considerado popular, sente-se culpado por abandonar os grandes mestres da composição.
III. No trecho destacado, é perceptível o uso bem-humorado da ironia machadiana ao relatar o combate de Pestana contra a inspiração para compor polcas.
Quais estão corretas?

(Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br)
I. Pode-se perceber, a partir do narrador do conto, a movimentação psicológica do compositor Pestana, que luta para compor algo grandiosamente clássico.
II. O personagem principal, embora tenha inspirações para compor polcas, ritmo considerado popular, sente-se culpado por abandonar os grandes mestres da composição.
III. No trecho destacado, é perceptível o uso bem-humorado da ironia machadiana ao relatar o combate de Pestana contra a inspiração para compor polcas.
Quais estão corretas?
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Português
“Peterson ainda estava na escola por um milagre. Há muitas formas e motivos para desistir da escola. Peterson era negro, tinha dezessete anos. Não conseguia emprego porque tinha que se alistar no Exército. Você agora precisava tomar cuidado com o que ia dizer. Você disse que Raskólnikov ia ser preso. Peterson te olhou e depois perguntou se Raskólnikov era uma pessoa real. Você respondeu que não, mas que poderia ter sido. Vocês passaram a conversar sobre a história enquanto você arrumava suas coisas. Na saída, vocês foram a pé em direção à parada de ônibus. Se alguém perguntasse, você poderia dizer que estavam indo para São Petesburgo” (TENÓRIO, Jeferson. O Avesso da Pele. São Paulo: Companhia das Letras,2020).
No trecho apresentado, o pai de Pedro acaba de dar uma aula sobre a obra “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. Assinale a alternativa que indica o tipo de intertextualidade estabelecida entre o texto de Jeferson Tenório e o do escritor russo.
No trecho apresentado, o pai de Pedro acaba de dar uma aula sobre a obra “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. Assinale a alternativa que indica o tipo de intertextualidade estabelecida entre o texto de Jeferson Tenório e o do escritor russo.