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Leia o poema a seguir e responda à questão 20:
Ausência
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus
braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
(Carlos Drummond de Andrade)
De acordo com a leitura do poema, identifique as alternativas corretas:
I. O poeta Carlos Drummond de Andrade escolheu o título propositalmente e o explicou no decorrer dos versos presentes no poema.
II. O poema trata a ausência como se fosse um estado de falta e perda.
III. No poema, a ausência é vista, portanto, como uma parte integrada à vida dos seres humanos.
IV. O título “ausência”, escolhido pelo eu-lírico, está desde o princípio anunciando o que será lido nos versos seguintes.
olho muito tempo o corpo de um poema até perder de vista o que não seja corpo e sentir separado dentre os dentes um filete de sangue nas gengivas.
(Ana Cristina César,1979)
Com base no poema fictício e nos elementos da poesia descritos, pode-se observar que:
I - O poema apresenta uma reflexão sobre a perda do sentido literal dos versos e a transição para um plano mais abstrato.
II - A metáfora é utilizada para comparar o poema a um corpo, destacando a transformação da forma em algo tangível.
III - O ritmo do poema é predominantemente marcado por uma cadência crescente, rápida e regular, intensificando o impacto emocional.
IV - A temática central do poema gira em torno da percepção do poema como um objeto artístico e a sensação de distanciamento emocional.
Está correto:
Quanto às propostas de Said Ali, relativas às funções do uso do tempo presente no modo indicativo, que opção expõe, corretamente, em conjunto (descrição, classificação e exemplificação), as ideias do autor?
Isso considerado, pode-se afirmar que os mecanismos empregados no documento 1, no que diz respeito à construção discursiva do destinador da mensagem, são:
Fonte: IFSP. Texto adaptado, disponível em: https://www. ifsp.edu.br/acoes-e-programas/83-pesquisa/4352-programade-apoio-a-ciencia-e-tecnologia-pactec-do-instituto-federalde-sao-paulo, acesso em 15 de ago.2024.
Sobre a função do Estado brasileiro no tema tratado, pode-se afirmar que: