Questões de Concurso
Filtrar
7.953 Questões de concurso encontradas
Página 38 de 1.591
Questões por página:
Leia o texto a seguir.
A cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, é assolada pelos maiores incêndios florestais já registrados na região. Segundo dados do governo da Califórnia, foram registrados 135 focos de emergência,12,3 mil estruturas destruídas e 24 mortes. A cientista Amy Duchelle, líder do time de florestas e clima da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-ONU), avalia que incêndios florestais ficarão cada vez mais comuns e intensos. “Testemunhamos o que acontece em Los Angeles, mas vimos eventos parecidos em anos anteriores nas áreas do Pantanal e do Cerrado brasileiros, no Canadá, na Grécia, na Argélia, no Havaí…”, lista ela. As próprias projeções das Nações Unidas revelam que incêndios florestais vão crescer 14% até 2030,30% até 2050 e 50% até o final do século 21.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2egx388rp2o>. Acesso em: 25 jan.2025. [Adaptado].
De acordo com o texto, por qual motivo os incêndios mencionados devem gerar preocupação?
Leia o texto a seguir.
A rede de drenagem goiana é densa e constituída por rios de médio e grande porte. No entanto, a navegabilidade é parcialmente prejudicada devido ao grande número de cachoeiras e corredeiras. Entretanto, destaca-se o porto de São Simão, localizado no rio Paranaíba, que facilita o escoamento de parte da produção agrícola do estado.
Disponível em: <https://goias.gov.br/imb/wp-content/uploads/sites/29/2024/04/goias-em-dados-2023.pdf>. Acesso em: 20 jan.2025. [Adaptado].
Por qual motivo a constituição dos rios de Goiás descrita no texto prejudica a navegação?
Leia o texto a seguir.
O escritor paulistano Marcelo Rubens Paiva, autor do livro ‘Ainda estou aqui’, que inspirou o filme de Walter Salles, comemorou na tarde desta quinta-feira (23) as três indicações da produção que fala sobre a vida de sua família ao Oscar. “O mundo nunca precisou tanto de uma Eunice Paiva e uma Fernanda Torres”, disse o escritor.
Disponível em: <https://surl.li/ykdasw>. Acesso em: 23 jan.2025. [Adaptado].
O que as mulheres mencionadas no texto têm em comum que as torna importantes atualmente?
Leia o texto a seguir.
Escondeu a sua mal-educada e natural intuição pelo que é grande, ou belo, ou arrojado, e fingiu ligar interesse ao que ele fazia, ao que ele dizia, ao que ele ganhava, ao que ele pensava e ao que ele conseguia com paciência na sua vida estreita de negociante rotineiro; mas, de repente, zás! faltou-lhe o equilíbrio e a mísera escorregou, caindo nos braços de um boêmio de talento, libertino e poeta, jogador e capoeira. O marido não deu logo pela coisa, mas começou a estranhar a mulher, a desconfiar dela e a espreitá-la, até que um belo dia, seguindo-a na rua sem ser visto, o desgraçado teve a dura certeza de que era traído pela esposa, não mais com o poeta libertino, mas com um artista dramático que muitas vezes lhe arrancara, a ele, sinceras lágrimas de comoção, declamando no teatro em honra da moral triunfante e estigmatizando o adultério com a retórica mais veemente e indignada.
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. São Paulo: Ática,1997.
O uso da expressão de realce “até que” juntamente com o construto “um belo dia” ajuda a alertar o leitor de que
Leia o texto a seguir.
Pouco a pouco uma vida nova, ainda confusa, se foi esboçando. Acomodar-se-iam num sítio pequeno, o que parecia difícil a Fabiano, criado solto no mato. Cultivariam um pedaço de terra. Mudar-se-iam depois para uma cidade, e os meninos frequentariam escolas, seriam diferentes deles. Sinha Vitória esquentava-se. Fabiano ria, tinha desejo de esfregar as mãos agarradas à boca do saco e à coronha da espingarda de pederneira.
Não sentia a espingarda, o saco, as pedras miúdas que lhe entravam nas alpercatas, o cheiro de carniças que empestavam o caminho. As palavras de Sinha Vitória encantavam-no. Iriam para diante, alcançariam uma terra desconhecida.
Fabiano estava contente e acreditava nessa terra, porque não sabia como ela era nem onde era. Repetia docilmente as palavras de Sinha Vitória, as palavras que Sinha Vitória murmurava porque tinha confiança nele. E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se, temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinha Vitória e os dois meninos.
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. São Paulo: Martins,1970.
O texto acima é uma manifestação