Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o fragmento a seguir:
“Chamo, pois, de coesão referencial aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) nela presentes ou inferíveis a partir do universo textual. Ao primeiro denomino forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual. A noção de elemento de referência é, neste sentido, bastante ampla, podendo ser representado por um nome, um sintagma, um fragmento de oração, uma oração ou todo um enunciado.” (KOCH, Ingedore Grunfel Villaça. A coesão textual. São Paulo: Contexto,2007, p.23).
A partir do contexto linguístico do texto acima, levando-se em conta o fragmento “Enquanto Rubens fazia uma careta de espanto para a mulher, a viúva do Vidigal se identificava, dizia que o Vidigal falava muito nele, e perguntava se podia lhe pedir um favor”, no tocante a elementos de coesão, os vocábulos destacados assumem o seguinte papel de:
mostrar texto associado
No contexto da frase “Quem não os aprecia”, o termo sublinhado faz referência a:

“Não ponha limites à sua vida!


Procure ouvir as notas harmoniosas e sublimes do canto maravilhoso que se evola da natureza. Viva sorridente e alegre, para espantar as preocupações, para aliviar as lutas.


Mergulhe sua alma na alma da natureza: absorva a luz do sol, goze a suavidade da lua, contemple o esplendor das estrelas, aspire o perfume das flores.


A vida é bela, apesar das dores e dos contratempos.”


Carlos Torres Pastorino


Na abordagem do tema de que trata o texto, o autor:

mostrar texto associado
O autor considera que toda criança aprende, a partir da concepção de que
mostrar texto associado

Leia as possibilidades de reescrita da passagem: Hoje, praticamos o sedentarismo com naturalidade, pois sempre que possível deslocamo-nos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes, usamos controles remotos, além de substituir jogos ao ar livre por videogames e passeios pola televisão.

I - Hoje praticamos o sedentarismo com naturalidade, pois, sempre que possível, nos deslocamos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes e usamos controles remotos, além disso, substituímos jogos ao ar livre por videogames e passeios pela televisão.

II - Hoje, praticamos o sedentarismo com naturalidade, pois - sempre que possível - deslocamo-nos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes e usamos controles remotos. Além disso, substituímos jogos ao ar livre por videogames e passeios pela televisão.

III - Hoje praticamos o sedentarismo com naturalidade, uma vez que, sempre que possível, deslocamo-nos sobre rodas, caminhamos por esteiras e escadas rolantes e usamos controles remotos. Além do mais, substituímos jogos ao ar livre por videogames e passeios pela televisão

Das afirmações acima, qual(is) mantém(êm) o sentido original e a correção sintática do trecho original?