Questões de Concurso
Filtrar
7.771 Questões de concurso encontradas
Página 698 de 1.555
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Português
A imagem a seguir trata-se de um quadro de uma propaganda dos Correios veiculada na mídia por ocasião dos 500 anos de descobrimento do Brasil, utilizando a narrativa da “Carta de Descobrimento do Brasil”, de Pero Vaz Caminha.

(Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RcVN9HrjfLs.)
Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.
(A carta de Pero Vaz de Caminha. Fragmento.)
Em uma aula no ensino médio, o professor de literatura e língua portuguesa utilizou, adequadamente, o material anterior apresentado, ou seja, o texto e a exibição do vídeo referido com o objetivo de:
I. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do período Barroco.
II. Abordar o recurso da intertextualidade apresentando o texto e o vídeo da propaganda referenciada.
III. Introduzir o período da literatura brasileira denominado Quinhentismo, empregando recursos diversificados.
Está correto o que se afirma em

(Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RcVN9HrjfLs.)
Eles não lavram, nem criam. Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito, e dessa semente e frutos, que a terra e as árvores de si lançam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios, que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos.
(A carta de Pero Vaz de Caminha. Fragmento.)
Em uma aula no ensino médio, o professor de literatura e língua portuguesa utilizou, adequadamente, o material anterior apresentado, ou seja, o texto e a exibição do vídeo referido com o objetivo de:
I. Contribuir para o desenvolvimento do conhecimento acerca do período Barroco.
II. Abordar o recurso da intertextualidade apresentando o texto e o vídeo da propaganda referenciada.
III. Introduzir o período da literatura brasileira denominado Quinhentismo, empregando recursos diversificados.
Está correto o que se afirma em
Disciplina:
Português
Uma classe profissional caracteriza-se pela homogeneidade do trabalho executado, pela natureza do conhecimento exigido preferencialmente para tal execução e pela identidade de habilitação para o exercício da mesma. A classe profissional é, pois, um grupo dentro da sociedade, específico, definido por sua especialidade de desempenho da tarefa.
(A fonte foi suprimida intencionalmente.)
Considerando a expressão anterior, pode-se afirmar que:
(A fonte foi suprimida intencionalmente.)
Considerando a expressão anterior, pode-se afirmar que:
Disciplina:
Português
Escrever torna o indivíduo letrado e culto; quanto mais escreve, mais letrado ele se torna.
(Depoimento dado por professora do ensino fundamental.)
Considerando-se o depoimento anterior, pode-se afirmar que, EXCETO:
(Depoimento dado por professora do ensino fundamental.)
Considerando-se o depoimento anterior, pode-se afirmar que, EXCETO:
Disciplina:
Português
Observe a imagem a seguir:
(BUTTI, Cassiano. Educação linguística na formação do professor de língua portuguesa: reflexões para a pedagogia léxico-gramatical.2020. No prelo.)
Considerando o conhecimento sobre a competência léxico-gramatical e a representação anterior, pode-se afirmar que:
Disciplina:
Português
A linguagem, vista como atividade humana cultural, pode diferenciar-se em diferentes planos: universal; histórico; e, individual. Relacione adequadamente os planos citados e os itens a seguir.
1. Histórico. 2. Universal. 3. Individual.
( ) Atividade: discurso. ( ) Produto: texto (obras). ( ) Atividade: falar em geral. ( ) Atividade: língua particular. ( ) Produto: totalidade das manifestações.
A sequência está correta em
1. Histórico. 2. Universal. 3. Individual.
( ) Atividade: discurso. ( ) Produto: texto (obras). ( ) Atividade: falar em geral. ( ) Atividade: língua particular. ( ) Produto: totalidade das manifestações.
A sequência está correta em