Filtrar


Questões por página:

Observe os emojis a seguir e assinale a alternativa correta.

Imagem associada para resolução da questão

Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta em relação à produção textual nos fatores de textualização. Esses fatores têm por enfoque linguístico: coerência, coesão, pragmáticas, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. Agora, observe a definição e escolha a qual fator ela se refere: “ Esse fator está relacionado ao texto para estabelecer um discurso coeso e coerente a fim de cumprir seu objetivo comunicativo, uma vez que o texto é um instrumento da intenção do produtor para alcançar seu objetivo o receptor. (Adaptado de MARCUSCHI,2008).
A partir das afirmativas fornecidas, assinale a alternativa correta em relação à linguagem literária.
I. O foco da linguagem literária está nas ideias coesas, coerentes, claras e objetivas marcadas no texto, ou seja, não há uso de figuras de linguagem.
II. A linguagem literária é encontrada no discurso literário formado de recursos estilísticos que permitem diversas interpretações para a compreensão do texto lido.
III. A linguagem literária, como licença poética, é definida como “liberdade de o escritor utilizar construções, prosódias, ortografias, sintaxes não conformes às regras, ao uso habitual, para atingir seus objetivos de expressão” (Houaiss, online), como acontece na literatura, na música, nas propagandas, por exemplo.
Estão corretas as afirmativas:
Em “Capitães da Areia”, podemos observar que a narrativa do escritor baiano é um veículo que tem como uma de suas funções “divulgar os maus tratos da sociedade e a negligência do poder público, em relação ao problema do menor abandonado no Brasil, e propaga também a consequência desse descaso sócio-estatal: a configuração da delinquência infantojuvenil”. (FIGUEIRÊDO, Ediliane Lopes Leite de, 2011, p.88). Analise os fragmentos a assinale, dentre as alternativas de resposta, a passagem que ratifica a explicação específica sobre a narrativa de Jorge Amado.
I. “Logo depois transferiam para o trapiche o depósito dos objetos que o trabalho do dia lhes proporcionava. Estranhas coisas entraram para o trapiche. Não mais estranhas, porém, que aqueles meninos, moleques de todas as cores e idades as mais variadas, desde os 9 aos 16 anos, que à noite se estendiam pelo assoalho e por debaixo da ponte e dormiam indiferentes ao vento que circundava o casarão uivando, indiferentes à chuva que muitas vezes os lavava” (AMADO,2008, p.28).
II. “ – O senhor não tem vergonha de estar nesse meio, padre? (...) Um homem de responsabilidade no meio dessa gentalha (...). – São crianças, senhora. (...) – Isso não são crianças, são ladrões. Velhacos, ladrões (...) São até capazes de ser os Capitães da Areia (...)” (AMADO,2008, p.81).
III. “Nem parecia um meio-dia de inverno. O sol deixava cair sobre as ruas uma claridade macia, que não queimava, mas cujo calor acariciava como a mão de uma mulher. No jardim próximo as flores desabrochavam em cores. Margaridas e onze-horas, rosas e cravos, dálias e violetas” (AMADO,2008, p.110).
Estão corretas as afirmativas:
mostrar texto associado
Mantenha o foco na compreensão e interpretação do texto. Releia-o, examine os argumentos e assinale a ÚNICA alternativa CORRETA.