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Ao promover a leitura fundamentada na concepção dialógica de linguagem, possibilita-se o desenvolvimento de um leitor competente. Nesse sentido, a leitura como objeto de ensino
Para a manifestação verbal ter tessitura, ou seja, na criação de um texto, é fundamental o uso dos mecanismos de coerência e coesão textuais. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
Em relação ao que remete ao conceito ou que caracteriza texto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta. ( ) Linguagem em uso, cumprindo uma função identificável em um dado jogo de atuação sociocomunicativa. ( ) Materializa-se em algum gênero textual. ( ) Uma unidade da manifestação do significado, do pensamento, da emoção e do sentido. ( ) Unidade concreta, tomada pelos usuários da língua em uma situação de interação comunicativa específica, com sentido e preenchendo uma função comunicativa. ( ) Sequência de palavras e frases escritas que, formando parágrafos, podem ou não apresentar sentido.
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Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao texto “O lobo e a cabra”.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). O ensino de Língua Portuguesa que se pauta no ensino de definições e regras de gramática normativa considera: I. a variedade padrão, que, embora seja uma entre as muitas variedades linguísticas, é a privilegiada no ensino e atua como norma. II. que o trabalho com a variação linguística não consiste em privilegiar uma variante em detrimento de outra, mas em superar os estigmas que se criam. III. o ensino prescritivo, preocupado em marcar o “certo” e o “errado”, sem valorizar os aspectos textuais e discursivos.