Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Leia o texto 'VISÕES DE ALFABETIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. A alfabetização considerada como de caráter restrito, para Tfouni, está vinculada ao desenvolvimento do raciocínio e busca o domínio do código escrito, conforme pode-se perceber a partir do texto.
II. A alfabetização considerada como de caráter restrito representa uma visão desenvolvimentista e plural dos aspectos organizacionais e sintáticos da língua, conforme pode ser compreendido após a leitura do texto.
III. Para Abud, a alfabetização considerada como de caráter restrito é primordialmente voltada ao desenvolvimento cognitivo e da capacidade crítica do educando, conforme fica claro após a leitura do texto.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'VISÕES DE ALFABETIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Uma das ideias presentes no texto é a de que Scribner e Cole colocam os processos de ensino da leitura e da escrita como sendo de responsabilidade das escolas.
II. O texto deixa claro que, para Kleiman, a alfabetização considerada como de caráter restrito possibilita o seu ensino desvinculado de algum contexto.
III. A alfabetização em língua materna, quando de caráter restrito, amplia e diversifica a percepção do sujeito sobre a linguagem, pois, nesse ponto de vista, o educando é estimulado a produzir bens culturais complexos e a expandir seus conhecimentos progressivamente, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'VISÕES DE ALFABETIZAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto traz a ideia de que a alfabetização considerada como de caráter restrito, na visão de Giroux, é um meio eficiente e capaz de superar diversas formas de ignorância política e ideológica.
II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que a instituição escolar se configura um ambiente onde os alunos expressam oralmente aquilo que aprendem e que, em um processo de ensino formal, esse conhecimento se transforma.
III. De acordo com o texto, a alfabetização considerada como de caráter restrito, na perspectiva de Cook-Gumperz, tem recorrentemente um papel tolher as possibilidades de ascensão social do indivíduo.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Em geral, os alunos de turmas de ensino de matemática não apresentam quaisquer questionamentos sobre a real utilidade de determinados conceitos aprendidos em sala de aula, de acordo com as informações do texto.
II. O texto afirma ter existido problemas de relações entre a educação e as transformações sociais e argumenta que estes problemas são desafios que conduzem a como atuar na renovação de métodos e processos para fomentar o saber aliado às transformações sociais.

Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Leia o texto 'ENSINO DE MATEMÁTICA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto aponta que os meios de transporte, as formas de produções, a vida política, o direito, a recreação, a arte e outros aspectos das nossas vidas foram modificados em função de grandes transformações técnicas e tecnológicas.
II. O texto afirma que a dinâmica das aulas pode não atender, em exemplos práticos, à curiosidade, à criatividade e à sagacidade próprias dos alunos, ocasionando, assim, um distanciamento de sua compreensão do mundo real.

Marque a alternativa CORRETA: