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Observe o seguinte texto:
“A varíola dos macacos nos trará uma nova pandemia? Dizem alguns que não haverá comparação, pois, antecipando-se aos fatos, o governo já importou milhares de vacinas; outros asseguram que haverá uma nova tragédia, semelhante à que ocorreu na época da varíola; os cientistas alegam que ainda é cedo para julgar-se a gravidade do mal”.
Esse texto começa por uma interrogação; o desenvolvimento do texto em relação a essa pergunta inicial mostra respostas
“A varíola dos macacos nos trará uma nova pandemia? Dizem alguns que não haverá comparação, pois, antecipando-se aos fatos, o governo já importou milhares de vacinas; outros asseguram que haverá uma nova tragédia, semelhante à que ocorreu na época da varíola; os cientistas alegam que ainda é cedo para julgar-se a gravidade do mal”.
Esse texto começa por uma interrogação; o desenvolvimento do texto em relação a essa pergunta inicial mostra respostas
Observe o seguinte texto:
“Quando André Brossard tinha 24 anos de idade e entrou para a polícia de Paris, em 1950, tóxicos eram um problema tão irrelevante que dele cuidava apenas a Brigada de Costumes da cidade, preocupada em primeiro lugar com proxenetismo e corrupção de menores. Agora, o tráfico internacional e o consumo crescente de drogas em todo o mundo é o principal problema da vida de Brossard, aos 58 anos, secretário-geral da Interpol”.
Esse texto mostra uma introdução caracterizada como “alusão histórica”.
“Quando André Brossard tinha 24 anos de idade e entrou para a polícia de Paris, em 1950, tóxicos eram um problema tão irrelevante que dele cuidava apenas a Brigada de Costumes da cidade, preocupada em primeiro lugar com proxenetismo e corrupção de menores. Agora, o tráfico internacional e o consumo crescente de drogas em todo o mundo é o principal problema da vida de Brossard, aos 58 anos, secretário-geral da Interpol”.
Esse texto mostra uma introdução caracterizada como “alusão histórica”.
Observe o seguinte texto descritivo:
“Estamos na cabine de um jato DC-10, parado na cabeceira da pista do Aeroporto do Galeão. Fechados como caracóis dentro de uma concha revestida por dezenas, centenas de mostradores, luzes e botões, enxergamos a noite lá fora, com as luzes de balizamento da pista iluminando até o infinito”.
A estratégia de construir essa descrição
“Estamos na cabine de um jato DC-10, parado na cabeceira da pista do Aeroporto do Galeão. Fechados como caracóis dentro de uma concha revestida por dezenas, centenas de mostradores, luzes e botões, enxergamos a noite lá fora, com as luzes de balizamento da pista iluminando até o infinito”.
A estratégia de construir essa descrição
Texto 2 – Apologia de Sócrates
“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa". “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa". “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa".
O escritor italiano A. Manzoni declarou certa vez que “Quando se julga por indução e sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores".
Nessa frase, o escritor fala do método indutivo, que se caracteriza por partir:
“O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido com o manejo dos meus acusadores, não sei; o certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivos foram. Contudo, não disseram nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar.
Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência se, todavia, denominam "hábil no falar" aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira.
Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram da verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua claridade. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa". “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa". “Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vierem à boca, pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa".
O escritor italiano A. Manzoni declarou certa vez que “Quando se julga por indução e sem o necessário conhecimento dos fatos, às vezes chega-se a ser injusto até mesmo com os malfeitores".
Nessa frase, o escritor fala do método indutivo, que se caracteriza por partir:
Texto 1 – Advogado do diabo
Márcio Cotrim
A expressão vem da Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização – ou seja, de avaliar a santificação de uma pessoa -, a Igreja nomeia oficialmente alguém que procura descobrir-lhe os defeitos. Em latim, esse cidadão é o Advocatus Diaboli, Advogado do Diabo e terá como oponente aquele que é a favor da canonização, o chamado Advocatus Dei, Advogado de Deus.
Instalado o processo – que passa por várias etapas e pode levar anos, até séculos para ser concluído -, trava-se discussão minuciosa e circunstanciada. De um lado, a busca da prova indiscutível dos milagres do candidato à santidade. Do outro, aquele que traz a público as informações de que ele não era tão santinho como parecia...
A finalidade principal do texto 1 é:
Márcio Cotrim
A expressão vem da Igreja Católica. Sempre que é iniciado um processo de canonização – ou seja, de avaliar a santificação de uma pessoa -, a Igreja nomeia oficialmente alguém que procura descobrir-lhe os defeitos. Em latim, esse cidadão é o Advocatus Diaboli, Advogado do Diabo e terá como oponente aquele que é a favor da canonização, o chamado Advocatus Dei, Advogado de Deus.
Instalado o processo – que passa por várias etapas e pode levar anos, até séculos para ser concluído -, trava-se discussão minuciosa e circunstanciada. De um lado, a busca da prova indiscutível dos milagres do candidato à santidade. Do outro, aquele que traz a público as informações de que ele não era tão santinho como parecia...
A finalidade principal do texto 1 é: