Filtrar


Questões por página:

Uma instituição visa adotar o software AtoM como ferramenta para a promoção do acesso digital ao seu conjunto documental em fase permanente. Nesse cenário, são ações importantes de serem realizadas previamente pelos profissionais responsáveis por esse projeto:



I- Adquirir a licença do software, que é proprietário.


II- Realizar a descrição do conjunto documental com base em normas de descrição, como a ISAD(G).


III- Digitalizar todo o conjunto documental, pois é obrigatória a disponibilização do representante digital no momento da alimentação do software.


IV- Ter a documentação organizada, com um quadro de arranjo já estabelecido em seus diferentes níveis.



É CORRETO o que se afirma apenas em:

Em relação à normalização da descrição arquivística, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O “Tribunal Regional Federal da 2ª Região” deve ser descrito enquanto “entidade custodiadora de documentos de arquivo” utilizando-se da ISDF.
( ) A função “Gestão de Pessoas no Poder Judiciário” deve ser descrita enquanto “função” utilizando-se da ISDIAH.
( ) O “Processo de auditoria em gestão de pessoas” deve ser descrito enquanto “Processo” utilizando-se da ISAD (g).
O e-ARQ Brasil (modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos) estabelece uma metodologia de planejamento e de implantação de um programa de gestão documental em oito passos não lineares. Nesse contexto, são produtos que podem ser gerados na etapa de “identificação das exigências a serem cumpridas para a produção de documentos”:
I. inventário do sistema de gestão arquivística de documentos e dos sistemas de informação e comunicação existentes no órgão ou entidade;
II. lista das exigências a serem cumpridas para a produção e manutenção de documentos;
III. relatório de avaliação dos riscos decorrentes da falta de registro de uma atividade em documento arquivístico;
IV. documento formal, regulamentando as exigências a serem cumpridas para a produção e manutenção de documentos, ou seja, definindo quais documentos devem ser produzidos, que forma documental devem apresentar e os níveis de permissão de acesso.
Estão corretos:
O modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (Moreq-Jus) prevê requisitos, dentre outros, que se referem a funcionalidades que servem para apoiar os procedimentos de avaliação, seleção e destinação dos documentos. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta um requisito que NÃO é considerado obrigatório, apesar de ser desejável tê-lo, de acordo com o Moreq-Jus.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade) possui o descritor “Nível de descrição” que se encontra na “Área de identificação”. Esse descritor tem por objetivo identificar o nível da unidade de descrição. Durante a elaboração de um instrumento de pesquisa, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ao ser descrito como fundo documental, receberia qual identificação numérica de acordo com a Nobrade?