Filtrar


Questões por página:
magine que, após conduzir a auditoria de acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria, e coletar evidências adequadas e suficientes, o auditor expede Relatório de Auditoria que contém o seguinte excerto:

Em nossa opinião, exceto pelos possíveis efeitos do assunto descrito na seção a seguir, as demonstrações contábeis consolidadas acima referidas apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira consolidada da Cia. “ABC” e suas controladas, em 31 de dezembro de 2023, o desempenho consolidado de suas operações e os seus fluxos de caixa consolidados para o exercício findo nessa data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil.

É correto afirmar, com base no trecho acima e na NBC TA 705 - Modificações na Opinião do Auditor Independente, que se trata de um Relatório:
Como parte dos procedimentos para coleta de evidências adequadas e suficientes a fundamentar sua opinião, um auditor examina no Livro Razão a conta-contábil referente a uma aplicação financeira mantida pela entidade auditada, e verifica inconformidades em relação aos números inscritos nos extratos bancários. Informalmente, ele pergunta ao Contador o motivo da discrepância de saldos, e este informa que as receitas financeiras da aplicação ainda não haviam sido totalmente registradas. No caso descrito, e à luz da NBC TA 500 (R1) – Evidência de Auditoria, os procedimentos adotados pelo auditor denominam-se, respectivamente:

De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.


Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por:

São trabalhos executados pela Auditoria Externa, EXCETO:

De acordo com as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP), além de manter sua independência durante todo o processo de auditoria, o auditor precisa estabelecer uma comunicação clara e transparente com a parte responsável sobre sua percepção dos riscos à independência. Dessa maneira, as ameaças ao cumprimento dos requisitos de independência devem ser identificadas, avaliadas e mitigadas antes e durante a auditoria. Nesse contexto, a ameaça que ocorre quando um auditor promove uma posição ou opinião a tal ponto que a neutralidade e/ou objetividade possam ser ou sejam percebidas como comprometidas está relacionada à ameaça de
A Norma Brasileira de Contabilidade Profissional – Perito (NBC PP 01) estabelece as diretrizes e os requisitos para a atuação dos contadores como peritos, incluindo qualificações, deveres, responsabilidades, normas de conduta e as situações que podem acarretar impedimento ou suspeição.
Analise as afirmativas a seguir, com base na NBC PP 01, e assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Em casos de impedimento ou suspeição, o perito contábil tem a opção de continuar no caso desde que obtenha o consentimento expresso de todas as partes envolvidas e da autoridade competente.

( )A NBC PP 01 permite que o perito utilize documentos externos aos autos processuais como elementos de prova, desde que previamente acordado com as partes e autorizado pelo juiz ou autoridade competente.

( )O perito contábil deve elaborar a proposta de honorários periciais considerando não apenas os custos e o tempo necessário para a execução dos trabalhos, mas também levando em conta a relevância e o risco envolvidos no objeto da perícia.


As afirmativas são, respectivamente,