Filtrar


Questões por página:
Considerando as disposições da NBC TP 01 (R1) - PERÍCIA CONTÁBIL, avalie as assertivas a seguir.

I. A perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.
II. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil não têm por limite o objeto da perícia deferida ou contratada.
III. A perícia contábil é de competência do contador em situação regular em Conselho Regional de Contabilidade ou de profissional equivalente, desde que seja detentor de notório conhecimento sobre a matéria.
IV. O planejamento da perícia é a etapa do trabalho pericial na qual o perito estabelece as diretrizes e a metodologia a serem aplicadas.

Estão corretas apenas as assertivas
De acordo com a NBC TA 300 (R1) – PLANEJAMENTO DA AUDITORIA DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, o envolvimento do sócio do trabalho e de outros membros-chave da equipe de trabalho no planejamento da auditoria
Um Auditor foi contratado por uma determinada empresa S.A. para realizar auditoria independente e, na ocasião, deparou com a seguinte situação: nos demonstrativos auxiliares, verificou-se que a empresa adota o método linear de depreciação das máquinas e registra o lançamento mensalmente na contabilidade.

Conforme a NBC TA 500 (R1) - EVIDÊNCIA DE AUDITORIA, o procedimento que deverá ser adotado para a confirmação da exatidão dos valores lançados é
Em auditoria de autos de concessão de benefício fiscal a empresa do ramo da mineração, o Auditor Fiscal depara-se com laudo técnico de apuração de reservas minerais elaborado por engenheiro contratado pela própria empresa para subsidiar a mensuração de seus ativos e o dimensionamento dos benefícios fiscais.

Dada a relevância financeira do objeto, a Secretaria da Fazenda contrata geólogo especialista, acolhendo solicitação do auditor. que avalia não possuir conhecimento técnico para aferir a razoabilidade do estudo.

Ao empregar os trabalhos do geólogo especialista, com base na NBC TA 620,
Durante fiscalização do ICMS, o Auditor Fiscal percebe que diversos documentos comprobatórios de transações relevantes haviam sido digitalizados e posteriormente destruídos.

O fiscalizado sustenta que o backup digital equivale, em confiabilidade, aos documentos originais. Em atenção à NBC TA 500 (R1), ao buscar evidência de auditoria apropriada e suficiente, o auditor deve considerar que