Filtrar


Questões por página:
Um técnico de laboratório utiliza formaldeído para armazenar materiais. Ao realizar a amostragem do formaldeído no ar, no período de uma hora, o engenheiro de segurança do trabalho encontrou o resultado de 2,0 ppm de concentração. Sabe-se que o tempo de exposição do técnico de laboratório ao formaldeído é somente de uma hora por dia e sua jornada de trabalho é de oito horas diárias. A tabela de limites de tolerância do anexo 11 da NR-15 revela que o formaldeído tem valor teto e que seu limite de tolerância é de 1,6 ppm. Sobre a exposição do técnico de laboratório ao formaldeído, o engenheiro de segurança do trabalho deve concluir que:
O monitoramento da exposição ao ruído de um oficial de manutenção apresentou os seguintes resultados:


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a NR-15, o resultado da porcentagem da dose de exposição ao ruído desse trabalhador é de:
A Norma Regulamentadora nº 5 estabelece os parâmetros e os requisitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), tendo como um dos objetivos a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A empresa em que o médico do trabalho é contratado tem o grau de risco 1 e, nesse caso, o tempo mínimo de treinamento para os integrantes da CIPA, estabelecido na referida norma, é de:
A Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32) apresenta alguns programas de imunização ativa que são obrigatórios para todo trabalhador dos serviços de saúde. Uma das doenças que é contemplada nessa Norma e contra qual o trabalhador deve ser imunizado é a:
Um trabalhador que teve sua atividade caracterizada como periculosa, de acordo com a NR-16, poderá receber o adicional de periculosidade. Esse adicional será de: