Filtrar


Questões por página:

As mídias sociais foram desenvolvidas a partir de bases tecnológicas e ideológicas promovidas na fase da web 2.0, também conhecida como a fase do compartilhamento. A criação e a troca de conteúdo gerado pelo público são pilares importantes, e podemos destacar ainda dois aspectos ligados a essa fase, são eles:

Em artigo publicado na plataforma Medium, a pesquisadora Raquel Recuero faz uma reflexão sobre a concepção de mídia social ao expor que: “A mídia social é algo emergente, não uma coisa prevista ou combinada nesses espaços. E ela acontece a partir das ações coletivas e individuais dos atores nessas ferramentas, que vai dar visibilidade a determinados temas, silenciar outros temas, fazer circular determinadas ideias em pequenos grupos e outras em grandes. A mídia social compreende, assim, essas conversações decorrentes da apropriação dessas plataformas pelas redes sociais, que modificam os modos de circulação de informações”.


RECUERO, Raquel. Mídia social, plataforma digital, site de rede social ou rede social? Não é tudo a mesma coisa?. Medium,9 jul.2019. Disponível em: https://medium.com/. Acesso em: 21 jul.2023.


Segundo o texto, o desenvolvimento da mídia social acontece, sobretudo, por meio

Segundo Castells (2002), a internet pode ser considerada o símbolo da chamada sociedade informacional, ou seja, uma sociedade caracterizada por uma estrutura social dominante (sociedade em rede), uma nova economia (global) e uma nova cultura (virtualidade real).


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra,2002.


Nesse sentido, sociedade em rede é uma estrutura

Imagem associada para resolução da questão



Muitos fatores configuram o surgimento dos gêneros da linguagem, que são representações das formas de expressão. Enquanto orgânicos, surgem individualmente ou coletivamente e se caracterizam pela "adequação funcional às diferentes esferas da atividade humana" (Bakhtin,1986).
Sendo assim, pode-se considerar que um blog produzido pelo setor de comunicação social tem por objetivo:
“Tanto os antigos diários como os blogs funcionam como um local onde o escrevente registra relatos do dia a dia, confissões, comentários, informações, emoções, dúvidas, questionamentos, conhecimentos, dicas, e toda sorte de coisas. O suporte (em papel ou em ambiente virtual) influencia de forma capital a diferenciação entre o blog e os antigos diários. Por exemplo, só no blog podemos anexar material sonoro à página. O diário tradicional permite, no máximo, inserir figuras, fotos, desenhos aos relatos.” (Marcuschi:Dionísio,2007, adaptado).
A partir desse enunciado, considera-se que, com a evolução tecnológica, os novos gêneros da linguagem sugiram para encontrar seu lugar no ciberespaço. Para a troca de correspondência entre os usuários, usa-se o gênero digital: