Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A ginástica laboral contribui com efeitos positivos tanto para o empregado como para o empregador. Com isso, uma empresa disponibiliza para seus funcionários 4 horas diárias de sua jornada de trabalho para a prática de exercícios com duas fontes sonoras simultâneas constantes e uniformes de 88 dB (A).
Nas condições acima descritas, o ambiente laboral da academia é considerado pela NR–15 – Atividade e Operações Insalubres, Anexo I, como:
mostrar texto associado
De acordo com os dispositivos previstos na NR-15, em relação à concessão do adicional de insalubridade ou de periculosidade, é correto afirmar que:
mostrar texto associado
Na reforma de um grande galpão, com a demolição de estruturas de concreto com o uso de marteletes, o TST realizou mensurações dos níveis de ruído ambiental em duas distintas áreas. Na área 1, a medida foi de 90 decibéis e na área 2 foi de 95 decibéis.
Para esses níveis de exposição, segundo o Anexo I da NR-15, a jornada de trabalho nas áreas 1 e 2 deve ser, respectivamente, de:
As atividades laborais que se desenvolvem com concentração ou intensidade que causam dano à saúde do trabalhador são consideradas atividades insalubres. O exercício de trabalho em condições de insalubridade implicará em um pagamento do adicional no salário.

A respeito das atividades insalubres em um ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, o trabalhador receberá o adicional cumulativamente.
II. O uso de equipamento de proteção individual pode eliminar ou neutralizar a insalubridade.
III. A caracterização da insalubridade se dá por intermédio da avaliação do empregador.

Assinale:
O ruído torna-se fator de risco da perda auditiva ocupacional se o nível de pressão sonora e o tempo de exposição ultrapassarem certos limites. Como regra geral, é tolerada a exposição de no máximo oito horas diárias a ruído contínuo ou intermitente, com média ponderada no tempo, de, em dB (A),