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Os dados registrados e estruturados, pelo empregador, a fim de constituírem o histórico técnico-administrativo do desenvolvimento do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem ser mantidos por um período mínimo de dez anos.
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Na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, a empresa deve garantir que esses trabalhadores possam interromper de imediato suas atividades.
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Consideram-se agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.

O Programa de Prevenção e Riscos Ambientais (PPRA) tem como objetivo a preservação da segurança e saúde dos trabalhadores, a proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais.

Os aspectos a seguir devem ser considerados na implantação do PPRA:

I. Envolvimento do SESMT e da CIPA.
II. Análise de projetos de novas instalações.
III. Interação com o PCMSO e NRs.
IV. Programas de treinamento.

Assinale:

Segundo a NR 9, riscos ambientais são os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Com relação a esses agentes, analise as seguintes afirmativas:

I. Agentes químicos são as diversas formas de energia a que podem estar expostos os trabalhadores, tais como: temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não ionizantes.

II. Agentes físicos são as substâncias, compostos ou produtos que podem penetrar no organismo pela via respiratória ou que, por contato, podem ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

III. Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Assinale: