Filtrar


Questões por página:
Paciente do sexo masculino,45 anos em tratamento antineoplásico procura por atendimento nutricional ambulatorial, apresenta IMC de 17,8 kg/m², sem presença de inflamação sistímica. De acordo com as atuais recomendações da Diretriz BRASPEN de Terapia Nutricional no Paciente com câncer, qual deve ser a oferta proteica?
Os ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa, eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA), presentes nos peixes ricos em gordura e no óleo de peixe, têm impacto no câncer. O EPA é capaz de atenuar a degradação proteica na caquexia ao
A desnutrição no câncer, conhecida como caquexia, apresenta manifestações como anorexia e perda tecidual, por exemplo, e pode ser causada por:
Algumas orientações de modificações na dieta podem amenizar os efeitos adversos relacionados ao tratamento oncológico. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
I. Em caso de mucosite, deve-se incentivar o consumo de alimentos ácidos, inclusive orientando a adição de gotas de limão à água. II. Em caso de constipação intestinal, deve-se orientar a restrição de consumo de alimentos com ação constipante, tais como feijões, abóbora e quiabo. III. Em caso de disfagia, deve-se orientar ingestão de pequenos goles de água ou suco durante as refeições para ajudar a engolir.
Assinale a alternativa correta.
Paciente do sexo masculino,45 anos com tumor maligno de esôfago em terço médio inferior, no momento se encontra em tratamento radioterápico e apresenta limitação da ingestão alimentar, a avaliação nutricional revelou índice de massa corporal de 17 kg/m2 e depleção da musculatura somática.
Assinale a opção em que se encontra a recomendação proteico e energética para esse paciente ganhar peso.