Filtrar


Questões por página:
Homem,36 anos, com quadro de obesidade grau II, com queixa de pirose acompanhada de regurgitação há, aproximadamente cinco anos, refere que esses sintomas são mais frequentes no período noturno, e associado ao consumo de alimentos com alto teor de gordura. Refere, ainda, que tal situação piora quando se deita, imediatamente, após as refeições. Depois da Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e com a história clínica do paciente, identifica-se um caso clássico de Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Sobre a DRGE, é correto afirmar que
Paciente masculino,50 anos, obeso, está em acompanhamento com o gastroenterologista há 2 anos, devido à seguinte situação: protrusão de parte do estômago por meio do músculo do diafragma; aumento na abertura diafragmática pela qual o esôfago passa a se unir ao estômago. Apresenta os seguintes sintomas: azia, dificuldade de deglutição e refluxo. A descrição de todas as características é representada pelo quadro de
O refluxo gastresofágico pode ser causado por diferentes fatores, como dieta e estilo de vida. Sobre os fatores que afetam a pressão do esfíncter esofágico inferior na doença do refluxo gastresofágico, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento da doença celíaca requer a ingestão de trigo (incluindo sêmola, triticale, espelta), centeio (incluindo malte) ou cevada. O glúten é a proteína do trigo que proporciona a propriedade elástica altamente desejável para assar produtos. Trechos repetidos de aminoácidos dão as características peculiares de cada alimento. Sobre a composição de alguns alimentos, assinale a afirmativa INCORRETA.
A constipação intestinal pode ser classificada em dois tipos (atônica e espástica). Correlacione a 1a coluna (tipo de constipação intestinal) com a 2a coluna (descreve a característica da dieta).
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.