Filtrar


Questões por página:
Sobre a terapia nutricional na gravidez, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.


(....) As recomendações de ingestão de proteína durante a gravidez podem variar um pouco dependendo das diretrizes de saúde de cada país ou organização. No entanto, costumam estar na faixa de 71 a 100 gramas por dia, dependendo das necessidades individuais da mulher e do estágio da gravidez, de acordo com as diretrizes do Institute of Medicine (Instituto de Medicina).

(....) A recomendação de suplementação de Ferro é 40mg de ferro elementar diariamente até o final da gestação; Ácido Fólico: 400mcg de ácido fólico diariamente, pelo menos 30 dias antes da data que se planeja engravidar até a 12°semana de gestação.

(....) No primeiro trimestre é necessário um aumento discreto na ingestão calórica adicional podendo ir até 200 kcal por da. No segundo trimestre, recomenda-se um aumento de cerca de 340 calorias por dia em relação à ingestão calórica prégravidez, no terceiro trimestre (meses sete a nove): recomenda-se um aumento adicional de cerca de 400kcal calorias por dia em relação à ingestão calórica pré-gravidez.

(....) Na gestação de mulheres diabéticas e hipertensas, a Ingestão adequada de cálcio e magnésio desempenham um papel na regulação da pressão arterial e os alimentos ricos em cálcio incluem laticínios, vegetais verdes folhosos e alimentos fortificados devem ser evitados para que não haja calcificação óssea da gestante. E limitar a ingestão de açúcares simples, como doces, refrigerantes e alimentos processados, não se faz necessários para manter os níveis de glicose no sangue, já que são absorvidos também pelo feto.

Acerca das diversas doenças que acometem a população e das respectivas condutas dietoterápicas, julgue o próximo item.


A pré-eclâmpsia é uma doença de baixo risco que provoca pressão alta, igual ou superior a 140 mmHg  90 mmHg, presença de proteínas na urina e inchaço do corpo da gestante, podendo ser controlada com redução de ingesta hídrica.

No que se refere ao aleitamento materno e à alimentação de lactentes, julgue o item seguinte.


A equipe de saúde da família deve orientar a mãe fumante a interromper a amamentação até a cessação do tabagismo, uma vez que a exposição à nicotina via leite materno tem efeitos deletérios no desenvolvimento da criança.

A avaliação do estado nutricional configura estratégia fundamental para o diagnóstico, a intervenção e o acompanhamento de pacientes clínicos e cirúrgicos em situação de risco nutricional. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.


Para avaliar o estado nutricional da gestante, é necessário que, na primeira consulta, seja realizada a aferição do peso e da estatura da mulher, além do cálculo da semana gestacional.

Em uma das consultas de pré-natal, a nutricionista reforçou a importância da amamentação e explicou para a gestante os 5 (cinco) tipos de aleitamento materno adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidos no mundo inteiro (WORLD HEALTH ORGANIZATION,2007). Assim, o aleitamento materno exclusivo é caracterizado por: