Filtrar


Questões por página:
Assinale o micronutriente importante para a divisão celular, síntese proteica e reparação de DNA, que tem suas necessidades aumentadas durante a gestação, principalmente nas primeiras semanas, devido à proliferação celular e à formação do tubo neural que ocorre até o 28° dia.
Náuseas e vômitos são situações frequentes no primeiro trimestre da gestação. São manifestações que aparecem por volta da 6ª semana e raramente se estendem além da 20ª semana. As gestantes devem ser tranquilizadas quanto a esse quadro e de que o fato de não conseguirem alimentar-se adequadamente nessa fase não vai prejudicar a nutrição do seu bebê. A sua condição nutricional anterior à gravidez é que vai ter maior impacto na formação e no desenvolvimento do feto, e não a quantidade de nutrientes que ela está ingerindo no momento. A partir do segundo trimestre, ou seja, a partir da 14ª semana, a disposição para se alimentar volta ao normal e é a partir dessa fase que o hábito alimentar deve ser cuidadoso quanto à qualidade dos alimentos ingeridos. O nutricionista pode ajudar a amenizar o desconforto da gestante quanto às náuseas e vômitos, recomendando e prescrevendo corretamente. Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:


( ) Realizar refeições pequenas e mais frequentes. ( ) A literatura científica recomenda o consumo de gengibre ou biscoitos e bolos que o contenham para diminuir os sintomas. ( ) Pirose é a condição em que a gestante começa a ingerir substâncias não alimentares, tais como terra, sabão, tijolo, cravo, barro de pote, gelo, cal de parede, cinza de cigarro. ( ) Alguns chás são contraindicados durante a gestação, entre eles estão: cavalinha, hibisco, canela, sene e hortelã.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
O ganho de peso ideal na gestação é baseado nas recomendações do Institute of Medicine (IOM2009) e leva em consideração o IMC pré-concepcional da paciente. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
O estado nutricional pré-gestacional determina as recomendações para o ganho de peso durante a gestação. Considerando o estado nutricional inicial da gestante, é CORRETO afirmar:
No que se refere à assistência nutricional no pré-natal, o ganho de peso que ocorre, mormente após a vigésima semana, pode ser indicativo de edema ou síndrome hipertensiva da gestação se ele for maior que: