Filtrar


Questões por página:
Para fazer a adição de números decimais usando o soroban, em primeiro lugar devemos observar quantos algarismos tem após ____________, de todos os números a serem somados. Se eles tiverem até 3 algarismos após ____________, ocuparão ____________ com a parte decimal ____________ do ponto de separação de classe (que será usado como vírgula decimal) e ____________ a parte inteira do número.
RESENDE, Tânia Regina Martins. Soroban. São Paulo: Fundação Dorina Nowill,2020. Adaptado. Disponível em: https://trocandosaberes.com.br/wpcontent/uploads/2023/09/Cartilha-Soroban.pdf. Acesso em: 11 jul.2024. Adaptado.

As palavras que completam corretamente o texto na ordem em que elas aparecem são:
Relacione os sinais em braille elencados com os significados apresentados em seguida.

I. (256) e (5 256)
II. (246 135) e (456 13456)
III. (456 356) e (456 356 356)
( ) Representam, respectivamente, um círculo e um quadrado.
( ) Representam o traço horizontal na escrita de frações.
( ) Representam, respectivamente, por cento e por mil.

A sequência correta dessa associação é:
O Código Matemático Unificado (CMU) possui vários sinais unificadores, entre eles os parênteses auxiliares, que não possuem correspondentes no sistema comum de escrita, pois representam um recurso próprio do Sistema Braille.

Identifique nas opções a seguir, aquela que, na transcrição para o Braille, deverá utilizar os parênteses auxiliares.
Observe a frase:
Não existe um elemento x que satisfaça a igualdade”.

Na teoria dos conjuntos e lógica, no contexto matemático, os pontos em Braille que representam “não existe” são
Relacione os pontos do Sistema Braille no contexto matemático com seus respectivos significados.

I. Pontos (456 12345)
II. Pontos (16)
III. Pontos (246 25 135)
IV. Pontos (456 36)

( ) Conjunto dos números racionais
( ) Ângulo reto
( ) Potência
( ) Dupla implicação


A relação correta, na ordem dada, é: