Filtrar


Questões por página:
O carbono, na forma de dióxido de carbono (CO2), é movimentado por processos naturais entre a atmosfera e os continentes e entre a atmosfera e o oceano. Essa movimentação pode ser vista como um processo cíclico, sendo denominada de ciclo global de carbono.
R. P. Costa. Ciências do ambiente. São Paulo: Oficina de Textos,2021.
A etapa do ciclo do carbono na qual, o CO2 é trocado entre a atmosfera e a hidrosfera, pelo processo de difusão, até que se estabeleça o equilíbrio entre a quantidade de CO2 que se encontra na atmosfera acima da água e na água é chamada de ciclo
Um ecossistema que apresenta vegetação autêntica e unicamente brasileira, composta por plantas arbustivas, de caules finos, tortuosos e emaranhados. O solo, de modo geral, não favorece a agricultura ou a retenção de água por ser predominantemente raso e pedregoso. Contudo, em algumas localidades, encontram-se parcelas de solo profundo e fértil, combinação que proporciona o aparecimento de uma paisagem diversificada.
L. M. Coutinho. Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos,2016.
O ecossistema brasileiro mencionado no fragmento de texto anterior é conhecido como
As mudanças climáticas associadas às ações do homem, de maneira geral, correspondem às alterações na dinâmica da atmosfera provocadas pela queima de combustíveis fósseis, queimadas e pelo desmatamento, entre outras causas, estando também associadas
Atente para o seguinte trecho de notícia: “Sobe para 141 o número de botos mortos durante a seca no Amazonas. Até o momento, segundo o Instituto Mamirauá, os registros incluem 120 botos-cor-de-rosa e 21 tucuxis mortos... Conforme o ICMBio, há indícios de que o calor e a seca histórica dos rios estejam provocando as mortes de peixes e mamíferos na região”.
O conjunto dos 120 botos-cor-de-rosa e 21 tucuxis representam um nível de organização ecológica denominada
As queimadas é um processo utilizado para a prática das atividades agrícolas e pecuárias, porém muito nocivo ao ecossistema, pois causa um grande desequilíbrio ambiental. Os principais fatores prejudiciais das queimadas são:
I. Destruição dos ecossistemas.
II. Morte dos micro-organismos fundamentais para o solo.
III. Fumaça de queimadas que provocam a perda dos minerais.
IV. Empobrecimento do solo, diminuindo a colheita.
V. Fauna e flora destruídas.
Estão corretas as alternativas