Filtrar


Questões por página:
A gestão dos recursos hídricos na planície costeira do Litoral Norte do RS envolve desafios específicos relacionados à elevada fragilidade hidroambiental da região, como a influência de aquíferos rasos, a proximidade de lagunas e a presença de dunas e banhados conectados hidrologicamente. Considerando os instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9.433/1997) e suas aplicações práticas, analise as assertivas abaixo:

I. Em áreas de recarga do Aquífero Quaternário presentes na zona de dunas, o enquadramento dos corpos d’água define metas futuras de qualidade, sendo suficiente, por si só, para restringir atividades capazes de causar salinização do aquífero.

II. A outorga de direito de uso da água é obrigatória para captações subterrâneas em poços tubulares, sendo um instrumento de controle essencial para evitar a superexploração de aquíferos costeiros, onde o risco de intrusão salina é elevado.

III. O sistema de cobrança pelo uso da água, caso fosse implementado na bacia hidrográfica, serviria apenas para custear obras estruturais, não podendo ser utilizado para financiar ações de monitoramento hídrico ou estudos hidrogeológicos.


Quais estão corretas?
A metodologia de contabilidade ambiental que avalia o impacto do consumo humano sobre os recursos naturais, traduzindo em hectares globais (gha) a quantidade de território necessária para sustentar o estilo de vida de uma pessoa, cidade ou país é chamada de:
Uma precipitação atmosférica ocorre quando gases poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis, como os óxidos de enxofre (SO₂) e de nitrogênio (NOx), reagem com o vapor d’água presente na atmosfera. Esse processo forma substâncias ácidas que retornam à superfície terrestre por meio da chuva, da neve ou da neblina, provocando a acidificação de solos, rios, lagos, danos à vegetação e à vida aquática, além de corroer construções e monumentos. Esse fenômeno ambiental é conhecido como:
Considere a situação a seguir:
Em julho de 2024, o Rio Piracicaba (SP) amanheceu com milhares de peixes mortos, além de espuma e coloração anormal na água. Após investigação, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) identificou como causa o despejo irregular de resíduos tóxicos por uma usina de açúcar e álcool da região, cuja operação poluente já foi interrompida. Com base nesse caso e no conceito de Triple Bottom Line, que compreende o equilíbrio entre os pilares econômico, social e ambiental da sustentabilidade, assinale a alternativa que expressa uma análise coerente com essa abordagem.
As alterações nas concentrações atmosféricas de CO₂ impactam diretamente a química oceânica. A mudança na concentração de CO₂ atmosférico causa: