Questões de Concurso
Filtrar
229 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 46
Questões por página:
A implementação de práticas sustentáveis na jardinagem urbana contribui para conservação ambiental e redução de custos operacionais. Considere as estratégias sustentáveis e seus respectivos benefícios:
1.Compostagem de resíduos vegetais.
2.Uso de plantas nativas e adaptadas.
3.Sistemas de captação de água pluvial.
4.Controle biológico de pragas.
Considerando o nível de importância ambiental dessas práticas, assinale a alternativa que apresenta a ordem, da mais importante para a menos importante:
A Terra é formada por diversas camadas, sendo a mais externa delas, chamada de crosta terrestre. Ela é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. Estas rochas são formadas através da junção de diversos minerais e podem ser classificadas de acordo com a composição química, textura ou forma, porém a metodologia mais utilizada é baseada na sua origem. Os diferentes tipos de rochas possuem resistências distintas aos processos de intemperismo e de erosão, refletindo-se em variadas formas de relevo de agradação. As suas propriedades hidráulicas, estruturas geológicas primárias e as estruturas tectônicas também interferem diretamente nos graus de dissecação (entalhe) do relevo. Um dos atributos morfométricos utilizados na caracterização do relevo é a sua amplitude.
Nesse contexto, assinale a alternativa que apresentada a MELHOR definição.
I- O dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante dos gases de efeito estufa, sendo emitido como resultado de inúmeras atividades humanas, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural) e também com a mudança no uso da terra.
II- O CO2 é utilizado como referência para classificar o poder de aquecimento global dos demais gases de efeito estufa.
III- O gás metano (CH4) é produzido pela decomposição da matéria orgânica, apresenta poder de aquecimento global 310 vezes maior que o dióxido de carbono.
IV- O óxido nitroso (N2O) cujas emissões resultam, entre outros, do tratamento de dejetos animais, do uso de fertilizantes, da queima de combustíveis fósseis e de alguns processos industriais, possui um poder de aquecimento global 21 vezes maior que o CO2.
