Filtrar


Questões por página:
É notório que a devastação do meio ambiente é decorrente do processo de crescimento industrial e urbanização dos grandes centros urbanos. Mas com o passar dos anos esse “quadro” vem mudando devido às mudanças nos códigos de defesa ambiental uso das políticas públicas e de uma maior fiscalização ao meio ambiente. De acordo com seus conhecimentos sobre sustentabilidade, indique abaixo o item, que melhor define o real conceito da palavra: desenvolvimento sustentável:
A infiltração é o processo de penetração da água nas camadas de solo próximas à superfície do terreno, movendo-se para baixo, através de vazios, sob a ação da gravidade, até atingir uma camada suporte que a retém, formando, então, o teor de umidade de um solo. A respeito dos fatores que determinam a infiltração no solo, assinale a opção correta.
O carbono, na forma de dióxido de carbono (CO2), é movimentado por processos naturais entre a atmosfera e os continentes e entre a atmosfera e o oceano. Essa movimentação pode ser vista como um processo cíclico, sendo denominada de ciclo global de carbono.
R. P. Costa. Ciências do ambiente. São Paulo: Oficina de Textos,2021.
A etapa do ciclo do carbono na qual, o CO2 é trocado entre a atmosfera e a hidrosfera, pelo processo de difusão, até que se estabeleça o equilíbrio entre a quantidade de CO2 que se encontra na atmosfera acima da água e na água é chamada de ciclo
Um ecossistema que apresenta vegetação autêntica e unicamente brasileira, composta por plantas arbustivas, de caules finos, tortuosos e emaranhados. O solo, de modo geral, não favorece a agricultura ou a retenção de água por ser predominantemente raso e pedregoso. Contudo, em algumas localidades, encontram-se parcelas de solo profundo e fértil, combinação que proporciona o aparecimento de uma paisagem diversificada.
L. M. Coutinho. Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos,2016.
O ecossistema brasileiro mencionado no fragmento de texto anterior é conhecido como
As mudanças climáticas associadas às ações do homem, de maneira geral, correspondem às alterações na dinâmica da atmosfera provocadas pela queima de combustíveis fósseis, queimadas e pelo desmatamento, entre outras causas, estando também associadas