Questões de Concurso
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                  Página 27 de 72                
                
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                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Com base no Manual de Redação da Presidência da República,  analise as afirmativas a seguir:
I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento "digníssimo". A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo "Excelentíssimo Senhor Senador".
III. É recomendável evitar expressões como "Tenho a honra de".
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento "digníssimo". A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.
II. Em comunicações oficiais, é correto usar o vocativo "Excelentíssimo Senhor Senador".
III. É recomendável evitar expressões como "Tenho a honra de".
Assinale:
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Com  base  no  Manual  de  Redação  da  Presidência  da  República,  analise as afirmativas a seguir.  
I.Tanto do aviso quanto do ofício devem constar do cabeçalho e do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico.
II. Seguindo o padrão ofício, não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I.Tanto do aviso quanto do ofício devem constar do cabeçalho e do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal e telefone e endereço de correio eletrônico.
II. Seguindo o padrão ofício, não deve haver abuso no uso de negrito, itálico, sublinhado, letras maiúsculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatação que afete a elegância e a sobriedade do documento.
III. Para facilitar a localização, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + número do documento + palavras-chave do conteúdo.
Assinale:
                Concurso:
                Senado Federal
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          Com  base  no  Manual  de  Redação  da  Presidência  da  República,  analise os itens a seguir: 
I. Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
II. Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.
III. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Assinale:
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      I. Quanto a sua forma, aviso e ofício seguem o modelo do padrão ofício, com acréscimo do vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula.
II. Devem constar do cabeçalho ou do rodapé do ofício as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor; endereço postal; telefone e endereço de correio eletrônico.
III. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Assinale:
                Concurso:
                AL-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          O aviso e o ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas,  inclusive na forma; um dos elementos que os diferencia é o fato de o primeiro ser expedido por autoridades de mesma hierarquia — ministros de Estado; o segundo,  produzido pelas e para as demais autoridades,  pode ser usado para a comunicação com particulares.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      
                Concurso:
                AL-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Redação Oficial                    
                  
                  
                
              
            
                
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          O memorando,  modalidade de comunicação entre unidades de um mesmo órgão,  caracteriza-se pela celeridade e agilidade,  sua estrutura é a do padrão ofício,  devendo o destinatário ser identificado,  no cabeçalho do documento,  pelo cargo que ocupa,  como,  por exemplo,  em: Ao Sr. Chefe para Assuntos Jurídicos.
    
    
                    
        
            
    
        
        
        
        
        
        
        
      