Filtrar


Questões por página:
A Filosofia de Wittgenstein foi um marco na história da reflexão sobre a relação entre filosofia e ciência. Quanto às teses da obra Tractatus logicophilosophicus, de Wittgenstein, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A proposição é uma figuração da realidade. ( ) O pensamento é a proposição com sentido. ( ) A filosofia é uma das ciência naturais. ( ) O fim da filosofia é ser uma teoria da realidade.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Sobre a “Ética do Discurso” de Habermas, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo. ( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem. ( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista. ( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Para Kant é por meio da relação entre a razão e as experiências que se desenvolve o conhecimento. Ou seja, as experiências (sensações e percepções) fornecem a matéria-prima do conhecimento e a razão opera de modo a organizar e categorizar as suas estruturas. De acordo com Kant, os problemas da metafísica não são meramente ociosos ou prescindíveis senão que são problemas necessários produzidos pelo próprio funcionamento da razão. Nesse sentido, eles devem poder ser determinados como possíveis de serem resolvidos ou não. O conhecimento da metafísica é possível com o uso dos juízos ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Cecília Meireles escreveu a estrofe abaixo em homenagem à Inconfidência Mineira, que foi um dos primeiros movimentos políticos sociais a buscar a independência do Brasil.

"...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda…"
Cecília Meireles – Romanceiro da Inconfidência

Dentre os filósofos do século XX, Jean-Paulo Sartre foi um dos que mais se destacou ao colocar o conceito de liberdade como central em seu pensamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F), tendo a Filosofia de Sartre como parâmetro.
( ) Segundo Sartre, a má-fé é autocontraditória porque envolve a livre escolha de um indivíduo em acreditar que não é livre. ( ) Sartre argumenta que uma pessoa é, em última análise, livre para agir da maneira que escolher, não importa quais sejam suas inclinações pessoais ou como ela foi criada. ( ) De acordo com Sartre, a escolha em acreditar que não somos livres e que somos determinados por forças sobre as quais não temos controle é em si uma escolha livre. ( ) Embora diga que estamos “condenados a ser livres” e que podemos “transcender” nossa situação social ou pessoal, Sartre reconhece que nem sempre somos responsáveis pelo que fazemos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta em qual dos seguintes campos da filosofia sobre a natureza do significado seria melhor categorizada como uma discussão.