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“Uma vez que não se está mais incluído nas arenas oficiais, socialmente sancionadas de aquisição de respeito, a alternativa é conquistar diante de suas portas o reconhecimento social com meios não normalizados. Destituídos de toda justificabilidade social, despidas de toda simbolização compartilhada, do ponto de vista dos observadores tais formas de luta por reconhecimento frequentemente assumem as formas mais bizarras”.
O trecho acima foi extraído de um artigo do pensador alemão Axel Honneth (2014). Nesse artigo, o autor trata do recrudescimento dos conflitos sociais contemporâneos, o que ele diagnostica sob o nome de:
Segundo Pinzani (2009), Jürgen Habermas considera que a linguagem tem um papel central na formação das relações sociais e dos indivíduos tomados separadamente. Desse modo, a perspectiva habermasiana é a de que:
“Em cada caso, as correntes hegemônicas dos novos movimentos emancipatórios – como o feminismo, o antirracismo, o multiculturalismo e os direitos LGBTQ – se tornaram aliados (em alguns casos, de forma consciente e deliberada e, em outros, não) de forças neoliberais que buscavam financeirizar a economia capitalista, em particular os setores mais dinâmicos, orientados ao futuro e globalizados do capital, como Hollywood, TI e finanças. Como sempre, o capital conseguiu a melhor parte do negócio”.
O trecho acima sintetiza a ideia de “neoliberalismo progressista”, pois aponta como as pautas políticas de minorias históricas teriam sido apropriadas por grupos econômicos. O conceito de neoliberalismo progressista foi elaborado pela filósofa:
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Se alguém se dispõe a instaurar e estender o poder e o domínio do gênero humano sobre o universo, a sua ambição seria, sem dúvida, a mais sábia e a mais nobre de todas. Pois bem, o império do homem sobre as coisas se apoia unicamente nas artes e nas ciências. A natureza não se domina, senão obedecendo-lhe.

BACON, F. Novum Organum ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. Pará de Minas: M&M Editores.2003. p.129.


O trecho acima revela uma característica fundamental da filosofia do inglês Francis Bacon, um dos inauguradores do ciclo moderno de pensamento.
Tal característica está adequadamente resumida em:
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Nos últimos séculos, a ciência e a tecnologia foram capazes de alterar drasticamente a sociedade. À medida que a ciência se mostrou capaz de compreender a realidade e transformar o mundo, houve a tendência de desprezar outras abordagens como o mito, a religião, o bom senso, a arte e a filosofia (ARANHA, 1992, pág.101). Inevitavelmente, surgiram alguns mitos como o cientificismo e o mito da neutralidade científica. A partir de então, a filosofia passou a exercer a importante função de: