Filtrar


Questões por página:
No contexto da terapêutica medicamentosa em odontologia, é fundamental que o profissional prescreva medicamentos de forma adequada, levando em consideração as necessidades do paciente e as características da condição clínica. Sobre a utilização de medicamentos em odontologia, analise as afirmativas abaixo, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A administração de antibióticos é indicada em casos de infecção dentária bacteriana, principalmente, em pacientes com risco de complicações sistêmicas.

II. A prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios deve sempre ser feita com base na intensidade da dor e nas condições clínicas do paciente, buscando a menor dose eficaz.

III. O uso de corticosteroides é recomendado para todos os casos de inflamação, independentemente da intensidade da condição.
Recomendações específicas devem ser seguidas durante a realização de procedimentos que envolvam a manipulação de material perfurocortante, exceto:
Sobre os cimentos ionoméricos, qual das alternativas a seguir mostra uma contraindicação clínica para o uso desse material?
O emprego dos antibióticos na clínica odontológica está indicado em diversas situações clínicas. O sucesso do tratamento é determinado essencialmente pela eficácia do antibiótico contra os microrganismos responsáveis pela infecção e por seus parâmetros farmacocinéticos. Com base nesse contexto, associe corretamente os antibióticos utilizados na odontologia às suas respectivas características:

1- Cefalosporina 2- Clindamicina 3- Eritromicina 4- Metronidazol

( ) Antibiótico bacteriostático da família dos macrolídeos, tem sido restrito para uso odontológico devido a vários relatos de resistência bacteriana por parte de algumas cepas de estreptococos. Ainda é empregada no tratamento de infecções bacterianas leves a moderadas, em fase inicial, apenas como alternativa para pacientes alérgicos às penicilinas, mas nunca como a primeira escolha.
( ) É extremamente eficaz contra os bacilos anaeróbios gram-negativos, sendo de muita utilidade no tratamento de infecções bacterianas agudas como as pericoronarites, os abscessos periapicais e a gengivite ulcerativa necrosante.
( ) Não devem ser consideradas como a primeira escolha no tratamento das infecções odontológicas, em nível ambulatorial. Apesar de apresentarem um espectro de ação biológica ligeiramente maior do que as penicilinas, o mesmo não coincide com as bactérias predominantemente isoladas na maioria das infecções bucais.
( ) Antibiótico pertencente à classe das lincosamidas e atua no organismo bloqueando a produção de proteínas pelas bactérias. Geralmente é selecionada para o tratamento de infecções mais avançadas na clínica odontológica. Seu emprego deve ser criterioso por se constituir muitas vezes na primeira alternativa de escolha aos alérgicos às penicilinas.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta da associação de cima para baixo:
Visualizar Questão Comentada

Sobre a cárie em dentina, com a progressão da lesão e o surgimento da cavidade no esmalte, ocorre a formação de quatro zonas distintas, a partir da cavidade, em direção à polpa: Analise as assertivas a seguir referente a essas zonas distintas.


I- Zona de destruição e necrose tecidual : a qual não possui capacidade regeneradora, uma vez que o tecido está decomposto por ácidos e enzimas proteolíticas.

II-Zona de invasão bacteriana : há destruição dos odontoblastos, sem a produção de esclerose tubular, e possui capacidade de regeneração.

III- Zona de desmineralização : resultante dos ácidos produzidos pelo biofilme, mas possui capacidade de reação por meio da esclerose tubular.

IV- Zona de reação esclerótica : dentina reparadora estimulada pela lesão de cárie, produzida na parede pulpar de forma reacional, pelos odontoblastos, na tentativa de bloqueio de evolução da lesão; caracterizada pela mineralização do espaço peritubular e pela calcificação do processo odontoblástico).


Estão CORRETAS as assertivas:

Visualizar Questão Comentada