Filtrar


Questões por página:

Paciente com história de alcoolismo e tabagismo de longa data (>40 maços ano), evoluindo com rouquidão, disfagia, emagrecimento, febre e tosse produtiva. Ao exame clínico, identificam-se linfonodos cervicais aumentados níveis III, IV e V à esquerda.

Qual das condutas abaixo parece mais apropriada?

Um homem de 58 anos previamente hígido, procurou o urologista com quadro de hematúria macroscópica. Realizada cistoscopia que revelou lesão tumoral em bexiga na região do trígono vesical envolvendo o óstio ureteral direito, cuja biópsia revelou tratar-se de carcinoma de células transicionais, estendendo-se até a camada muscular, com focos de tumor in situ. Exames de estadiamento evidenciaram dilatação do sistema pielocaliciano à direita.

Assinale a melhor opção para esse paciente.

Quanto aos princípios relacionados aos testes diagnósticos para rastreamento, podemos afirmar que

Um paciente de 45 anos, portador de câncer gástrico, é levado à laparotomia exploradora quando se identifica adenomegalia em cadeia celíaca e para- -aórtica, e nódulos hepáticos, cuja biópsia revela adenocarcinoma moderadamente diferenciado. O paciente encontra-se em bom estado geral, KPS 70, e é referido para o Serviço de Oncologia Clínica para avaliação. Apresenta bilirrubinas totais de 3,5 mg/dl, clearence de creatinina de 75 ml/min, albumina de 2,5 g/dl.

Qual é a melhor conduta para esse indivíduo?

Qual dos fatores abaixo eleva as chances da existência de uma síndrome de câncer hereditário?