Filtrar


Questões por página:
O Decreto 7.983/2013 estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União. Sobre a definição dos custos unitários, analise as afirmações a seguir e assinale o que se pede:
I. é válida a utilização de cotações de preços obtidas em jornais ou folhetos de propaganda, anúncios televisivos ou mediante pesquisa por telefone; II. o uso do Sinapi e do Sicro é obrigatório nas contratações de obras públicas realizadas pelos estados e municípios quando se utilizarem, total ou parcialmente, recursos da União; III. é permitido orçar obras e realizar medições com base na permanência de equipamentos e mão de obra à disposição no canteiro; IV. a existência de preços unitários injustificadamente acima de valores referenciais na planilha caracteriza sobrepreço no contrato em qualquer caso.
Não faz parte dos elementos utilizados diretamente no cálculo do BDI (Benefícios e Despesas Indiretas):
O preço de venda (PV) é o valor total do empreendimento, que engloba todos os custos, o lucro e os impostos. Um empreiteiro adquiriu um terreno no bairro São José, no Crato, e construiu uma residência para posterior venda. Considerando que a obra foi orçada em 150 mil reais, foi determinada uma lucratividade de 9% e a alíquota de impostos de 8%, o PV foi de:
Analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA com relação às características e propriedades de um orçamento de obras.
I - Aproximação: Todo orçamento é aproximado, baseado em previsões e estimativas, não se deve esperar que seja exato, porém, necessita ser preciso. II - Especificidade: Todo orçamento é específico e decorrente de características particulares, como o porte da empresa apta a realizar a obra e as condições locais de clima, relevo, vegetação, condição do solo, qualidade da mão de obra, facilidade de acesso à matéria-prima etc. III - Temporalidade: O orçamento representa a projeção dos recursos necessários para a produção de uma obra em dado momento. Apesar da possibilidade de reajuste por índices, existem flutuações de preços individuais dos insumos, alterações tributárias, evolução dos métodos construtivos, bem como diferentes cenários financeiros e gerenciais. Deste modo, o orçamento outrora realizado não é válido para momento e condições distintas daquelas consideradas.
A execução de uma obra pública, salvo em casos específicos, é precedida pela contratação por meio de procedimento licitatório. Determinada empresa sagrou-se vencedora de um certame licitatório, apresentando, dentre outros diversos elementos, o cronograma físico-financeiro a seguir:


Imagem associada para resolução da questão

Considerando que as medições de pagamento da contratada serão realizadas ao final de cada mês, tendo como base o cronograma físico-financeiro apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.