Filtrar


Questões por página:
O desenvolvimento do pensamento científico foi baseado em diferentes métodos. Entre eles, destacam-se os métodos indutivo e dedutivo. Uma característica que comum a ambos os métodos é fundamentar-se em premissas. Sobre as premissas de cada método, assinale a alternativa correta.
Dentre as teorias que buscam explicar a origem da vida, uma delas apresenta a ideia de que a vida se origina de uma vida pré-existente. Assinale a alternativa que apresenta essa teoria.

“Uma das figuras mais carismáticas da fauna amazônica vive debaixo da água doce dos rios, os botos. Apesar de não serem bichos pequenos nem particularmente discretos por onde passam, ainda existem lacunas importantes sobre a ocorrência e ecologia dos botos na bacia amazônica. Após um levantamento de dados, comprovou-se a ocorrência de populações de três espécies de botos do estado do Amapá”.

(O Eco,30 de julho de 2021)


Se compararmos as nadadeiras dos botos com as patas de uma onça, podemos dizer que elas são estruturas

A figura a seguir mostra uma hipótese filogenética para os primatas. Ela está baseada em evidências de muitos genes, morfologia e fósseis.


Imagem associada para resolução da questão


Com relação à evolução dos primatas e à filogenia apresentada, analise as afirmativas a seguir.


I. Quando comparados os genomas, verifica-se maior semelhança genética entre chimpanzés e seres humanos do que entre chimpanzés e gorilas.

II. O clado formado por macacos do Novo e do Velho Mundo, é considerado monofilético, enquanto o clado dos Hominoides é parafilético.

III. O surgimento dos primeiros hominoides, os orangotangos, deu-se entre 10 e 20 milhões de anos atrás. Os seres humanos são os hominoides mais recentes, tendo surgido há cerca de 6 milhões de anos.


Está correto o que se afirma em

“Com foco nas mudanças evolutivas em populações, podemos definir a evolução em sua menor escala, chamada de microevolução, como mudanças nas frequências alélicas em uma população ao longo de gerações.” (Reece et al,2015)
Considerando uma situação hipotética em que um incêndio florestal provoque a morte de grande número de indivíduos de uma população, essa catástrofe pode vir a ocasionar perda de variabilidade genética e, nesse caso, a frequência dos alelos pertencentes ao conjunto gênico da população atingida pode se alterar. Isso caracterizaria, segundo a definição citada, uma população em processo de evolução.
O exemplo acima descreve um fator evolutivo conhecido como