Filtrar


Questões por página:
A figura a seguir representa uma filogenia dos vertebrados, com destaque para grupos de peixes e tetrápodes. Os nós numerados de 1 a 5 indicam pontos de divergência associados ao surgimento de características evolutivas (sinapomorfias).


Imagem associada para resolução da questão


Relacione os nós numerados da filogenia acima aos respectivos eventos evolutivos listados abaixo.

( ) Origem da mandíbula articulada, característica que define os gnatostomados e um esqueleto mineralizado.
( ) Aquisição de nadadeiras lobadas com ossos internos em forma de bastão, característica de sarcopterígios.
( ) Surgimento do ovo amniota, permitindo maior independência do meio aquático para a reprodução.
( ) Aparecimento de crânio e vértebras envolvendo parcialmente a notocorda.
( ) Desenvolvimento de pulmões funcionais e membros com dígitos — origem dos tetrápodes.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Leia o texto a seguir:

Nova organela simbiótica reforça os fundamentos da teoria da endossimbiose

Em um importante marco evolutivo, dois estudos recentes publicados nas revistas Cell e Science reportaram a descoberta de uma organela simbionte chamada nitroplast, derivada de uma antiga cianobactéria fixadora de nitrogênio (UCYN-A), que vive no interior de algas marinhas do gênero Braarudosphaera. Os cientistas observaram que cerca de metade das proteínas essenciais ao funcionamento do nitroplast são sintetizadas pelo núcleo do hospedeiro e direcionadas especificamente à organela, o nitroplast, o qual também tem sua divisão sincronizada com a da célula hospedeira e apresenta redução de seu genoma. Esses achados fortalecem a teoria da endossimbiose original de Lynn Margulis, sugerindo que mitocôndrias e cloroplastos, assim como essa nova organela, são descendentes de antigas bactérias que foram incorporadas e integradas ao interior das células eucarióticas ao longo da evolução celular.


(Disponível em: www.news.ucsc.edu/2024/04/nitrogen-fixing-organelle – texto adaptado especialmente para esta prova).


Com base no texto e na teoria da endossimbiose, analise as assertivas a seguir:


I. A capacidade de autoduplicação das mitocôndrias e cloroplastos e a presença de genoma próprio, dado por um DNA circular associado a histonas, reforçam a origem endossimbiótica dessas organelas.
II. A existência de dupla membrana nessas organelas e a presença de enzimas e de sistemas de transporte nas membranas internas que se assemelham aos encontrados nos organismos procariontes atuais apoiam a hipótese de engolfamento de uma célula procariótica e sua manutenção funcional subsequente.
III. A semelhança dos ribossomos mitocondriais e cloroplastídicos com ribossomos eucarióticos associados à presença de RNAt é utilizada como argumento a favor da ancestralidade bacteriana dessas organelas.
IV. Análises genômicas comparativas demonstram que o DNA mitocondrial e o DNA de cloroplastos apresentam maior correspondência com genomas bacterianos do que com o DNA nuclear. Adicionalmente, a transferência de genes dos simbiontes para o genoma nuclear da célula hospedeira evidencia a origem a partir do ancestral bacteriano das mitocôndrias e cloroplastos.

Quais estão corretas?
Visualizar Questão Comentada

Os principais grupos botânicos estão representados no cladograma a seguir:


Q33.png (308×148)

Um dos processos evolutivos ocorridos entre esses grupos foi

Visualizar Questão Comentada
Em uma análise molecular de primatas foram detectadas semelhanças significativas entre genes de humanos e chimpanzés. A comparação dos genomas evidencia:
Visualizar Questão Comentada
Em estratos do período Devoniano, foram encontrados fósseis de vertebrados com nadadeiras lobadas, indicando transição evolutiva.
Esses organismos são importantes porque: