Filtrar


Questões por página:
De acordo com pesquisadores da metade do século passado, um em cada quatro indivíduos apresentava algum tipo de má oclusão que requeria tratamento ortodôntico. Essa incidência tem aumentado progressivamente, alcançando índices preocupantes. Em relação à etiologia das más oclusões, analise as afirmativas, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) A etiologia da má oclusão é monofatorial. ( ) Características familiares não podem comprometer a morfologia dentofacial de um indivíduo. ( ) Anomalias de tamanho dentário, representadas pelas macro e microdontias podem gerar más oclusões como apinhamentos e diastemas, respectivamente. ( ) Quando se perde prematuramente um dente decíduo, ocorre o rompimento do equilíbrio dentário, propiciando a mesialização dos dentes posteriores, distalização dos anteriores e a extrusão dos antagonistas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Julgue o item seguinte, relativos a ortodontia e suas indicações.


Em casos de discrepância de comprimento de arco de 5 mm a 9 mm, é possível o tratamento com ou sem extração; a decisão de extração depende das características dos tecidos moles e duros do paciente e de quanto a posição final dos incisivos deve ser controlada, podendo qualquer um dos diferentes dentes ser escolhido para extração; o tratamento sem extração geralmente requer a expansão transversa entre pré-molares e molares.

Julgue o item seguinte, relativos a ortodontia e suas indicações.


Em paciente com má oclusão de classe II, o primeiro molar superior geralmente está girado mesiolingualmente; a correção dessa rotação, que é necessária para se obter a oclusão correta com o primeiro molar inferior, move as cúspides vestibulares para distal, o que melhora a relação oclusal vestibular e cria uma quantidade moderada de espaço para a retração dos outros dentes superiores.

Julgue o item seguinte, relativos a ortodontia e suas indicações.


Existem duas modalidades possíveis de tratamento de hipertrofia hemimandibular, ambas cirúrgicas: osteotomia no ramo, para corrigir a assimetria resultante do sobrecrescimento unilateral, após o término do crescimento excessivo; e condilectomia, para remover o côndilo com crescimento excessivo e reconstruir a articulação.

Nos últimos tempos, os tratamentos ortodônticos atingiram maior amplitude de paciente, especialmente pelas melhorias na relação entre técnica e ciência. Em relação a este assunto, analise as afirmativas a seguir.

I. A análise de discrepância de tamanhos dentários auxilia no diagnóstico e no planejamento de preparos protéticos de dentes anteriores.

II. Pela análise de Bolton, encontra-se uma proporção entre dentes superiores anteriores, mas sem relação com os inferiores.

III. Associar a análise de discrepância de tamanhos dentários de Bolton e uma análise de proporção de tamanhos dentários permite identificar melhor não só quanto restaurar na arcada superior, mas também onde as alterações deverão ser feitas.

Estão corretas as afirmativas