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Concurso:
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Disciplina:
Português
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Assinale a alternativa na qual NÃO haja a ocorrência de um dígrafo.
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Prefeitura de Porto Alegre - RS
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Português
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Considerando as lacunas pontilhadas na linha 18, analise as assertivas a seguir:
I. As lacunas pontilhadas devem ser preenchidas, respectivamente, por “l” e “u”.
II. “de ca...da” é uma locução adverbial por se tratar de um qualificador do substantivo “piano”.
III. Apesar de apresentarem significados diferentes, as palavras formadas a partir da completude das lacunas existem em Língua Portuguesa.
Quais estão corretas?
I. As lacunas pontilhadas devem ser preenchidas, respectivamente, por “l” e “u”.
II. “de ca...da” é uma locução adverbial por se tratar de um qualificador do substantivo “piano”.
III. Apesar de apresentarem significados diferentes, as palavras formadas a partir da completude das lacunas existem em Língua Portuguesa.
Quais estão corretas?
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Prefeitura de Porto Alegre - RS
Disciplina:
Português
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Considerando alguns vocábulos retirados do texto, no que tange à acentuação gráfica e à tonicidade, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os vocábulos “décadas”, “físicas” e “básico” são acentuados em virtude da mesma regra.
( ) O vocábulo “socioeconômicas” é um vocábulo composto e proparoxítono, visto que se considera a posição da sílaba tônica do último elemento.
( ) Os vocábulos “educação” e “transformação” recebem o acento gráfico denominado “til”, cuja função é marcar a tonicidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Os vocábulos “décadas”, “físicas” e “básico” são acentuados em virtude da mesma regra.
( ) O vocábulo “socioeconômicas” é um vocábulo composto e proparoxítono, visto que se considera a posição da sílaba tônica do último elemento.
( ) Os vocábulos “educação” e “transformação” recebem o acento gráfico denominado “til”, cuja função é marcar a tonicidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Kaspary (2017), em relação às diferentes formas de abreviar palavras ou expressões, assinale a alternativa que apresenta um símbolo INCORRETO da respectiva unidade de medida.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão corretamente acentuadas, se for necessário acentuá-las.