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Concurso:
Prefeitura Municipal de Paracatu - MG
Disciplina:
Português
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Análise as afirmativas a seguir tendo em vista o texto apresentado.
I. O problema ortográfico interfere no sentido da mensagem, já que produz uma ambiguidade.
II. Mesmo com o problema ortográfico presente na mensagem, é possível identificar o sentido que ela pretende produzir.
III. Um dos sentidos que se poderia atribuir à mensagem é que Merisvaldo atua como cabeleireiro apenas aos domingos.
IV. Um dos sentidos que se poderia atribuir à mensagem é que Merisvaldo fala a verdade de segunda-feira a sábado.
V. A grafia da palavra “cabeleireiro”, apresenta-se correta, embora, muitas vezes, represente uma dificuldade para alguns usuários da língua portuguesa.
Estão CORRETAS as afirmativas
I. O problema ortográfico interfere no sentido da mensagem, já que produz uma ambiguidade.
II. Mesmo com o problema ortográfico presente na mensagem, é possível identificar o sentido que ela pretende produzir.
III. Um dos sentidos que se poderia atribuir à mensagem é que Merisvaldo atua como cabeleireiro apenas aos domingos.
IV. Um dos sentidos que se poderia atribuir à mensagem é que Merisvaldo fala a verdade de segunda-feira a sábado.
V. A grafia da palavra “cabeleireiro”, apresenta-se correta, embora, muitas vezes, represente uma dificuldade para alguns usuários da língua portuguesa.
Estão CORRETAS as afirmativas
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cristalina - GO
Disciplina:
Português
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São acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica os vocábulos
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cristalina - GO
Disciplina:
Português
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São acentuadas de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica as palavras
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Português
A pedido do professor, uma dupla de alunos da Educação Básica, do 7º ano, marcou os problemas de ortografia nos textos produzidos pelos colegas da sala. Tratava-se de uma atividade de escrita de artigo de opinião. Assinale a alternativa em que o problema apontado como erro pelos estudantes NÃO esteja em consonância com o sistema ortográfico do português, tendo em vista o padrão culto.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Português
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Avalie as afirmativas e anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) A escrita correta de formas do Imperfeito do Subjuntivo (como "voltássemos" e "lessem") pode ser trabalhada por meio da depreensão de uma regra. ( ) O equívoco frequentemente cometido pelos estudantes entre as formas de 3ª pessoa do plural no Pretérito Perfeito e no Futuro do Presente do Indicativo (como "ganharam" x "ganharão") pode ser resolvido com base na conscientização sobre tonicidade. ( ) A troca de "S" por "Z" ou de "Z" por "X" pode ser evitada, em todos os casos, mostrando-se a posição do segmento sonoro no interior da palavra (como em "azar", "casa" e "exame"). ( ) A grafia incorreta, apresentada por grande número de estudantes, das formas de 1ª pessoa do pretérito perfeito x 3ª pessoa do presente do indicativo ("eu vivi" x "ele vive") reside na incompreensão de aspectos ligados à tonicidade: oxítona x paroxítona; forma de representação de fonemas átonos.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, encontra-se na opção:
( ) A escrita correta de formas do Imperfeito do Subjuntivo (como "voltássemos" e "lessem") pode ser trabalhada por meio da depreensão de uma regra. ( ) O equívoco frequentemente cometido pelos estudantes entre as formas de 3ª pessoa do plural no Pretérito Perfeito e no Futuro do Presente do Indicativo (como "ganharam" x "ganharão") pode ser resolvido com base na conscientização sobre tonicidade. ( ) A troca de "S" por "Z" ou de "Z" por "X" pode ser evitada, em todos os casos, mostrando-se a posição do segmento sonoro no interior da palavra (como em "azar", "casa" e "exame"). ( ) A grafia incorreta, apresentada por grande número de estudantes, das formas de 1ª pessoa do pretérito perfeito x 3ª pessoa do presente do indicativo ("eu vivi" x "ele vive") reside na incompreensão de aspectos ligados à tonicidade: oxítona x paroxítona; forma de representação de fonemas átonos.
A ordem CORRETA, de cima para baixo, encontra-se na opção:


