Filtrar


Questões por página:
O item a seguir apresentam fragmentos de texto adaptados do sítio www.revistatemalivre.com. Julgue-os quanto à correção gramatical.

A transformação do Rio de Janeiro em sede do Reino Português, a abertura dos portos às nações amigas e o fim das restrições impostas às manufaturas brasileiras aumentaram ainda mais a demanda por moeda, que não poderia ser suprida a partir do estoque existente.
O item a seguir apresentam fragmentos de texto adaptados do sítio www.revistatemalivre.com. Julgue-os quanto à correção gramatical.

É praticamente consensual entre os historiadores a opinião de que os interesses do governo português em criar o Banco do Brasil deveu-se a impossibilidade de financiar os gastos públicos — elevados quando da transferência da Corte para o Rio de Janeiro — mediante apenas da cobrança de tributos.

mostrar texto associado
Os termos “pode-se” (L.14) e “É possível” (L.17) apresentam o mesmo sentido no texto; são, portanto, intercambiáveis, e a troca de um pelo outro — desde que feitas as necessárias alterações no emprego de iniciais maiúsculas e minúsculas — não acarretaria erro gramatical ao texto.
mostrar texto associado
O primeiro período poderia ser reescrito, sem prejuízo semântico ao texto e sem erro gramatical, da seguinte forma: A ocorrência de uma crise financeira mundial nos últimos três meses do ano de 2008 e sua extensão ao longo de 2009 constituíram fator preponderante na transfiguração do panorama econômico então vigente.
mostrar texto associado

Analise as afirmações que são feitas a respeito de palavras do texto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Nos vocábulos hábito (l.06) e diárias (l.29), a vogal a recebe acento gráfico por ser a base da sílaba.

( ) Na linha 32, memória e raciocínio são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo decrescente.

( ) A palavra caótica (l.34) é acentuada em virtude da regra do hiato.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Visualizar Questão Comentada