Filtrar


Questões por página:
Frequentemente dois movimentos harmônicos se combinam. O movimento é resultante das duas oscilações independentes. Considere os dois movimentos como x = xm cos (⍵t + φx) e y = ym cos (⍵t + φy). Se ym/xm = 2 e φx = φy π/4, a figura desta combinação no espaço xy é um(a)
O efeito Doppler no som é mais perceptivo
Considere um pêndulo físico formado por um disco de raio de massa, distribuída uniformemente, que oscila harmonicamente em torno de um eixo horizontal e perpendicular ao disco. O eixo passa por um ponto da sua borda. Sendo a aceleração da gravidade igual a, a frequência dessa oscilação é
Uma partícula que executa um movimento harmônico simples ao longo do eixo x tem sua dinâmica descrita por uma equação do tipo a seguir, com a constante ⍵ positiva:
Analise as afirmativas abaixo sobre as ondas estacionárias e assinale a alternativa correta.
I. Formam-se ondas estacionárias pela superposição de duas ondas com a mesma amplitude e a mesma frequência, mas sentidos opostos de propagação.
II. Em uma corda fixa em uma das extremidades, a frequência do segundo harmônico é duas vezes a frequência do modo fundamental.
III. Em uma corda fixa nas duas extremidades, a velocidade da onda é diferente em cada harmônico.
IV. Em uma corda fixa nas duas extremidades, a frequência do terceiro harmônico é três vezes a do primeiro.
V. Em um tubo aberto nas duas extremidades, a condição de onda estacionária coincide com a da corda fixa em uma das extremidades.