Filtrar


Questões por página:

A otite externa necrotizante é uma infecção grave que começa no conduto auditivo externo (CAE) e se estende à base do crânio, sendo a Pseudomonas aeruginosa o agente causador em até 98% dos casos. Sobre as otites externas necrotizantes, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O início do quadro é como uma otite externa difusa aguda, o que pode retardar o diagnóstico.

( ) Geralmente há sinais sistêmicos como febre ou taquicardia.

( ) A membrana timpânica está usualmente intacta.

( ) Um dos pontos cardinais diagnósticos é o envolvimento de pares cranianos.

( ) A imagem por ressonância magnética é o exame mais importante para avaliar a extensão da doença, enquanto a tomografia computadorizada está indicada para a avaliação da evolução da doença.


Assinale a sequência correta.

As complicações intracranianas das otites médias são pouco frequentes, mas ainda têm elevada taxa de mortalidade. A faixa etária mais acometida é a de indivíduos jovens e a associação de mais de uma complicação é relativamente comum. Considere as seguintes afirmativas sobre as complicações intracranianas das otites médias.


I. A meningite é mais comum em crianças e, quando decorrente de otite média aguda, deve ser tratada com antibioticoterapia parenteral, dexametasona e mastoidectomia.

II. A tromboflebite do seio sigmoide sem componente supurativo pode-se manifestar apenas com febre.

III. O abscesso epidural pode ser assintomático e só diagnosticado no momento da cirurgia ou incidentalmente, por exame de imagem.

IV. O abscesso encefálico é a complicação intracraniana mais comum e ocorre mais frequentemente no lobo temporal e cerebelo.

V. O empiema subdural é uma emergência neurocirúrgica que deve ser suspeitada em casos de deterioração neurológica, convulsões ou hemiplegia com otite média.


Estão corretas as afirmativas

As complicações orbitárias das rinossinusites infecciosas ocorrem por duas vias de disseminação: passagem direta por deiscências da lâmina papirácea ou disseminação retrógrada das veias orbitárias. Geralmente, são associadas à infecção dos seios maxilares ou etmoidais.


Considerando as características das complicações orbitárias das rinossinusites, assinale a alternativa incorreta:

O acesso endoscópico à região selar e parasselar tem permitido o tratamento cirúrgico de tumores hipofisários com baixas taxas de morbidade e mortalidade.
Sobre os tumores de hipófise e seu tratamento, assinale a alternativa incorreta.
Sobre a paralisia facial periférica (PFP), assinale a alternativa correta.