Filtrar


Questões por página:

A rinossinusite crônica (RSC) é um processo inflamatório que acomete a mucosa nasossinusal por um período maior do que 12 semanas, havendo lesão da mucosa que não se regenerou após um processo inflamatório e / ou infeccioso agudo. Sobre a RSC, as doenças e os fatores correlatos à ela, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) As variações anatômicas como concha média bolhosa, desvio de septo e de processo uncinado são causas bem definidas de RSC.

( ) A intolerância ao AAS (ácido acetilsalicílico) é uma reação alérgica mediada por imunoglobulina E, que se manifesta com broncoespasmo e rinorreia e é associada à RSC com polipose nasossinusal em 36 a 96% dos casos.

( ) São achados relativamente comuns na fibrose cística: RSC com polipose na infância, pseudomucocele maxilar bilateral e hipoplasia dos seios frontais e esfenoidais.

( ) A síndrome de Young caracteriza-se por RSC, pneumopatia e azoospermia devido a alterações ultraestruturais dos cílios da mucosa respiratória e dos espermatozoides.

( ) O uso de doses baixas de macrolídeos por tempo prolongado está indicado na maioria dos casos de RSC, com ou sem polipose nasossinusal.


Assinale a sequência correta.

A perda auditiva na infância tem grande impacto em todas as esferas da vida de uma criança, em especial no desenvolvimento da linguagem social e desenvolvimento acadêmico. Logo, o diagnóstico e as intervenções necessárias devem ocorrer nos primeiros meses de vida.


Com relação à perda auditiva e seu diagnóstico em recém-nascidos e lactentes, assinale a alternativa incorreta.

O schwannoma do VIII nervo, também chamado de schwannoma vestibular, é um tumor benigno de crescimento lento com origem, geralmente, no conduto auditivo interno (CAI).

Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.

A fístula liquórica nasal (FLN) decorre de comunicação entre o espaço subaracnóideo e os seios da face ou cavidade nasal. A FLN pode ter origem traumática ou não traumática, esta com causas congênitas, tumorais, hipertensivas, inflamatórias, entre outras.
Sobre o diagnóstico e a localização das FLNs, assinale a alternativa correta.
Os tumores de glândulas salivares têm como principal característica a grande variedade de apresentações tanto na histologia quanto na localização anatômica e na região geográfica. Algumas características ajudam a diferenciar os tipos de tumores que acometem as glândulas salivares mais comumente. Sobre as características dos tumores de glândulas salivares, analise as afirmativas a seguir.
I. O tumor de Warthin é um tumor benigno que só acontece nas glândulas parótidas e muito mais comum em homens (25:1). II. O adenoma pleomórfico é o tumor mais comum de glândulas salivares e, apesar de benigno, tem crescimento rápido e há dor à palpação. III. O adenocarcinoma de células acinares tem crescimento rápido e, apesar de ser um tumor maligno, raramente gera metástase ou recidiva após tratamento cirúrgico. IV. O carcinoma adenoide cístico é o tumor maligno mais comum das glândulas intraorais e tem tendência à invasão perineural, podendo causar paralisia facial quando na parótida.
Estão corretas as afirmativas