Filtrar


Questões por página:
A otite média com efusão (OME) é muito comum e é definida como presença de fluido na orelha média na ausência de processo infeccioso agudo. Sobre a OME, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
( ) A deficiência auditiva costuma ser leve e transitória na maioria das crianças e, portanto, mesmo crônica, não tem efeito significativo no desenvolvimento de linguagem e fala. ( ) O tubo de ventilação está indicado na presença de bolsa de retração posterossuperior ou atelectasia adesiva independentemente do nível auditivo. ( ) Na OME crônica bilateral com nível auditivo maior ou igual a 40 dB no melhor lado, indica-se tratamento clínico com antibióticos e ciclos de corticoide sistêmico. ( ) Nos casos de OME, o prognóstico é inversamente proporcional ao tempo de evolução.
Assinale a sequência correta.
O osso temporal é uma estrutura complexa e com múltiplas relações anatômicas, sendo alvo de inúmeros procedimentos cirúrgicos. O conduto auditivo interno (CAI) é um canal com cerca de 8 mm de comprimento, situa-se na face posteromedial do rochedo (porção petrosa do osso temporal) e contém o sétimo e oitavo nervos cranianos, sendo importante dominar sua anatomia.
Sobre o CAI, assinale a alternativa incorreta.
Embora as fraturas faciais sejam relativamente raras na população pediátrica, quando ocorrem, é comum o envolvimento do nariz.
Em relação as fraturas do nariz e do septo nasal, assinale a alternativa correta.
Com relação à avaliação e conduta nas vias aéreas pediátricas, assinale a alternativa incorreta.

O desenvolvimento da orelha interna inicia-se cedo na embriogênese, sendo que o feto humano já é capaz de ouvir entre dois e meio e três meses antes do seu nascimento. A maior parte das malformações da orelha interna acontece quando a formação do labirinto membranoso é interrompida no primeiro trimestre da gravidez.

Com base nessas informações, assinale a alternativa incorreta.