Filtrar


Questões por página:
Trata-se de uma doença altamente contagiosa causada por um vírus que vive no intestino, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. As sequelas desta doença estão relacionadas com a infecção da medula e do cérebro. A vacinação é a única forma de prevenção desta doença.
Assinale a alternativa que corresponde à doença descrita acima.
O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Nos últimos anos, tem ocorrido o aumento significativo dos casos, no Brasil e no mundo. A única forma de prevenção do sarampo é

A meningite é uma doença grave e contagiosa, cuja vacinação é a forma mais eficaz de evitá-la. De acordo com o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), algumas vacinas que protegem contra a meningite. Acerca dessas vacinas, dadas

I. Um BCG protegido contra as formas graves da tuberculose, inclusive a meningite tuberculosa.

II. A Penta é capaz de proteger contra Haemophilus influenzae sorotipo B.

III.A Pneumocócica 10-valente (Conjugada) meningite por Neisseria meningitidis.


verifica-se que está/são correto/s

.



O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo as desnutridas e as que vivem nos países em desenvolvimento. Acerca do sarampo, avalie se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir:
I A vacina contra o sarampo é a medida de prevenção mais eficaz. No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a vacina Tríplice Viral (SCR), disponível em todas as unidades municipais, para indivíduos na faixa etária de 1 a 49 anos, com exceção de gestantes e imunodeprimidos. II A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). III O vírus do sarampo pode ser identificado na urina, nas secreções nasofaríngeas, no sangue, no líquor ou em tecidos do corpo pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR). IV Não existe tratamento específico para a infecção por sarampo. O tratamento profilático com antibiótico é contraindicado. Recomenda-se a administração de vitamina A, no mesmo dia do diagnóstico do sarampo, em todas as crianças acometidas pela doença.
De cima para baixo, a sequência correta é:
Sinais de Koplik, caracterizados pela presença de pequenos pontos brancos (máculas), com halo eritematoso difuso, na mucosa bucal, antecedendo ao exantema, é um sinal patognomônico de: