Filtrar


Questões por página:
A caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre, dor, sensibilidade e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, com predileção pelas parótidas (bochecha e área da mandíbula) e, às vezes, pelas sublinguais ou submandibulares (BRASIL,2021). Sobre o meio de transmissão da doença, é CORRETO afirmar:
A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. Quando não tratada, progride ao longo dos anos por vários estágios clínicos, que se dividem em sífilis recente (primária, secundária, latente recente) e tardia (latente tardia e terciária) (BRASIL,2021). Com relação aos estágios clínicos da doença, é CORRETO afirmar:
Paciente J.B.S., ao ser atendido, referiu dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, e, ao ser aferida a temperatura do paciente, o resultado foi de 39ºC. Nesse caso, os sintomas indicam um possível caso de:
O complexo teníase/cisticercose é constituído por duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódio, em fases diferentes do seu ciclo de vida. A teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata, no intestino delgado do homem. A Taenia solium é encontrada na carne de:
A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita, causada por protozoário. Apresenta quadro clínico variado, desde infecção assintomática a manifestações sistêmicas extremamente graves. Do ponto de vista prático, é importante fazer uma distinção entre as manifestações da doença. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Toxoplasmose ocular. 2. Linfadenite toxoplasmática. 3. Toxoplasmose febril aguda.
( ) Na maioria das vezes, a infecção inicial é assintomática. Porém, em muitos casos, pode generalizar-se e ser acompanhada de exantema. Às vezes, sintomas de acometimento pulmonar, miocárdico, hepático ou cerebral são evidentes. As lesões resultam da proliferação rápida dos organismos nas células hospedeiras e, quando há manifestações clínicas, essas têm evolução benigna. ( ) A coriorretinite é a lesão mais frequentemente associada à toxoplasmose e, em 30 a 60% dos pacientes com esta enfermidade, a etiologia pode ser atribuída ao toxoplasma. Dois tipos de lesões de retina podem ser observados: a retinite aguda, com intensa inflamação, e a retinite crônica, com perda progressiva de visão. ( ) Envolve os nódulos linfáticos cervicais posteriores. Esse quadro é capaz de persistir por uma semana ou um mês e pode assemelhar-se à mononucleose infecciosa, acompanhada por linfócitos atípicos no sangue periférico. A regional pode estar relacionada à porta de entrada, durante a síndrome febril aguda.
A sequência está correta em