Filtrar


Questões por página:
Delirium, não induzido por álcool e outras substâncias psicoativas, segundo a CID-10, é uma síndrome etiologicamente não específica caracterizada por perturbações simultâneas de consciência e atenção, percepção, pensamento, memória, comportamento psicomotor, emoção e ciclo sono-vigília. O estado deliroso é transitório e de intensidade flutuante. Um estado deliroso pode estar sobreposto ou progredir para
mostrar texto associado

Levando-se em consideração o caso clínico 10A2-I, o conceito e as temáticas da psicologia jurídica, bem como a atuação do psicólogo, julgue o item seguinte.

O relato da genitora permite concluir que Maria apresenta parafilia em razão da violência sofrida durante o banho com o pai.

Rogério, servidor público, foi encaminhado pelo setor de recursos humanos ao serviço médico da instituição onde trabalha após seus colegas estranharem seu comportamento nas duas últimas semanas. Ao ser indagado pelo profissional competente, Rogério disse ter visto, em dada ocasião, seu chefe espioná-lo no trabalho e, nos últimos dias, afirma tê-lo visto do outro lado da rua de sua residência, sempre na hora que ele sai para trabalhar. Rogério afirma, ainda, ter feito uso de alguns medicamentos dos quais desconhece a composição e a nomenclatura.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.

O quadro de delírio persecutório deverá ser descartado caso Rogério estivesse usando a substância dietilamida do ácido lisérgico, que não causa quadro alucinógeno.