Filtrar


Questões por página:

A Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, estabelece os procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano, definindo seu padrão de potabilidade e atribuindo competências específicas aos órgãos responsáveis.


A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando cada competência à instituição correspondente.


COLUNA I


1. Secretaria de Vigilância em Saúde

2. Secretarias de Saúde dos Municípios e do Distrito Federal

3. Ministério da Saúde


COLUNA II


( ) Gerenciar o Sisagua.


( ) Inserir, no Sisagua, os dados do monitoramento de vigilância da qualidade da água para consumo humano.


( ) Estabelecer as diretrizes para operacionalização das atividades analíticas de vigilância da qualidade da água para consumo humano.


Assinale a sequência correta

A Portaria GM/MS nº 888/2021 dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.


Conforme essa portaria, é fundamental manter uma avaliação sistemática do sistema de abastecimento de água para consumo humano, sob a perspectiva dos riscos à saúde, com base nos seguintes critérios:

O Índice de Qualidade da Água (IQA) representa a qualidade da água em um ponto de monitoramento por meio de um indicador numérico. Esse índice é calculado com base em nove parâmetros considerados os mais representativos para a caracterização da água, segundo especialistas. Além disso, cada parâmetro recebe um peso específico.


Assinale a alternativa que apresenta alguns parâmetros em ordem decrescente de peso no cálculo do IQA.

O tratamento de água para consumo humano é regulamentado pela Portaria GM/MS nº 888/2021.


Com relação a esse assunto, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Os responsáveis pelo sistema de abastecimento de água (SAA) devem elaborar anualmente o plano de amostragem e submetê-lo à autoridade estadual de saúde pública, exceto no caso de áreas indígenas, cujo monitoramento da qualidade da água deve ser reportado à União.


( ) O tratamento de água envolve basicamente três etapas: clarificação, filtração e desinfecção. Sobre a desinfecção, é obrigatória a manutenção de, pelo menos,0,2 mg/L de cloro residual livre, 2 mg/L de cloro residual combinado, ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro no reservatório, rede e pontos de consumo.


( ) A eutrofização é um problema ocasionado principalmente pelo aporte de nutrientes em corpos d’água. O uso de algicidas é permitido para o controle do crescimento de cianobactérias, e cabe às autoridades ambientais e de recursos hídricos definir a regulamentação sobre esse assunto.


Assinale a sequência correta.



Considere que foi realizado o monitoramento de dois mananciais superficiais, e os dados estão apresentados na tabela a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Com base nos dados da tabela, analise as afirmativas a seguir
O manancial A e B são de água doce.
I. O manancial A e B são de água doce.
II. As águas doces de classe 3 devem possuir turbidez de, no máximo,75 UNT, portanto, o manancial B atende a esse limite.
III. O pH dos mananciais A e B está dentro dos limites estabelecidos para mananciais das classes 1 e 3.
IV. O manancial B apresenta concentração de clorofila-a acima do limite permitido para mananciais de classe 2.
Estão corretas as afirmativas