Filtrar


Questões por página:

O cenário e as consequências causadas pela pandemia da Covid-19 revelaram um grande desafio para as cidades quanto ao seu papel no enfrentamento dessa ou de epidemias futuras. O campo da Arquitetura e Urbanismo pode contribuir para amenizar os efeitos da condição pandêmica nas pessoas, por meio do planejamento e projeto da paisagem centrados nos espaços livres públicos. A paisagem, nesse contexto, é entendida “como um sistema complexo resultante da combinação e interação dinâmica de sistemas ecológicos e antrópicos e de processos históricos naturais e culturais em um dado espaço geográfico”.

(Texto adaptado de: FAVARETTO, A.; DILL, F. M.; DORNELES, V. G.; DA FONSECA, R. W.; FELIPPE, M. L.; CORREA, A. S. O espaço livre público urbano: percepção do usuário no contexto da pandemia do covid-19. Oculum Ensaios, [S. l.], v.18, p.1–22,2021. DOI: 10.24220/2318-0919v18e2021a5148. Disponível em: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/oculum/article/view/5148. Acesso em: 4 jan.2023).


Considerando as funções e características dos espaços livres públicos, avalie as afirmativas a seguir:


I. Os espaços livres públicos são elementos de "comunicação" entre os espaços privados e a vida pública, pois proporcionam possibilidades de interações sociais, mobilidade, inclusão e conectividade.


II. O espaço livre público pode ser destinado tanto àquelas atividades ligadas ao lazer ativo, como caminhadas, práticas de esportes e recreação, assim como ao entretenimento em horas de ócio.


III. Espaços residuais são exemplos de espaços livres públicos que não cumprem função social.


IV. Os espaços livres públicos são áreas compostas por áreas permeáveis e vegetadas, portanto ruas e calçadas não entram nessa categoria.


V. Os espaços livres públicos corroboram com a segurança alimentar, pois podem ser destinados à produção de alimentos.


Estão CORRETAS as afirmativas:

“Roberto Burle Marx (1909-1994) é um dos principais paisagistas do Século XX, reconhecido nacional e internacionalmente”. (Fonte: ARTISTA e paisagista. In: Burle Marx. [S.l.], [S.d.]. Disponível em: https://sitioburlemarx.org/artista-e-paisagista/. Acesso em: 27 dez.2022).

Sobre a obra de Burle Marx, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O trabalho de Burle Marx teve influência dos princípios formais da abstração pictórica e de valores defendidos pelas vanguardas europeias dos anos 1920.


( ) O conhecimento sistemático e abrangente da flora brasileira e das especificidades ecológicas e compreensão da realidade natural do local são preceitos notáveis ao longo do desenvolvimento da obra de Burle Marx.


( ) Observam-se na obra de Burle Marx dois momentos articulados: uma visão ecológica inicial, que vai cedendo, aos poucos, espaço para preocupações formais trazidas em um discurso plástico.


( ) Ao longo de sua extensa vida profissional, Roberto Burle Marx percorreu caminhos variados, fez experiências diversas, dentre as quais pode ser identificado o princípio do nacionalismo esquemático.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


Por menor que seja, qualquer espaço livre, apreendido como área não contida entre vedações verticais ou horizontais como paredes e tetos, poderá ostentar um valor estético, aprazível e funcional, quando tratado na perspectiva da composição paisagística.

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


A ação integrada das composições arquitetônicas e vegetais visa harmonizar a representação bidimensional dos espaços livres, por meio da paginação de pisos e paredes, dos enquadramentos, dos elementos decorativos, do mobiliário e da iluminação cênica.

Julgue o item seguinte, que se relaciona a paisagismo no planejamento arquitetônico e a elementos de composição em arquitetura e urbanismo.


As ações metodológicas do paisagismo devem ser conscientes e planejadas para ordenar o espaço exterior ou interior, portanto, a finalidade da técnica paisagística na composição arquitetônica deve ser a criação de ambientes confortáveis, funcionais e harmônicos.