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Disciplina:
Engenharia Elétrica
Analise as seguintes afirmativas sobre motores universais. Em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Motores universais possuem a estrutura construtiva de motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série, podendo operar tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua.
II. O motor universal prático necessita ser construído com estator e rotor laminados para minimizar as perdas por correntes de Foucault.
III. Quando opera em corrente alternada, o faiscamento produzido nas escovas do motor universal diminui a vida útil do comutador e pode ser fonte de interferência por radiofrequência no ambiente próximo.
IV. Uma maneira eficiente de controlar a velocidade do motor universal é controlar a tensão aplicada ao enrolamento de campo.
I. Motores universais possuem a estrutura construtiva de motores de corrente contínua com enrolamentos ligados em série, podendo operar tanto em corrente alternada quanto em corrente contínua.
II. O motor universal prático necessita ser construído com estator e rotor laminados para minimizar as perdas por correntes de Foucault.
III. Quando opera em corrente alternada, o faiscamento produzido nas escovas do motor universal diminui a vida útil do comutador e pode ser fonte de interferência por radiofrequência no ambiente próximo.
IV. Uma maneira eficiente de controlar a velocidade do motor universal é controlar a tensão aplicada ao enrolamento de campo.
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Quando um agrupamento de motores é alimentado por um circuito de distribuição, a determinação da corrente máxima do fusível de proteção deve obedecer a alguns critérios. Identifique quais das afirmativas abaixo correspondem a esses critérios e assinale a alternativa correta.
I. Cada motor deve estar provido de proteção individual contra sobrecargas.
II. A proteção não deve atuar para qualquer condição de carga normal do circuito.
III. A corrente nominal do fusível do agrupamento de motores deve suportar o somatório da maior corrente de partida entre os motores e das correntes nominais dos demais motores.
IV. Motores abaixo de 30 cv não precisam de proteção individual contra sobrecargas.
I. Cada motor deve estar provido de proteção individual contra sobrecargas.
II. A proteção não deve atuar para qualquer condição de carga normal do circuito.
III. A corrente nominal do fusível do agrupamento de motores deve suportar o somatório da maior corrente de partida entre os motores e das correntes nominais dos demais motores.
IV. Motores abaixo de 30 cv não precisam de proteção individual contra sobrecargas.
Concurso:
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Disciplina:
Engenharia Elétrica
O dimensionamento dos condutores que alimentam motores deve ser tal que, observados os limites previstos na Norma ABNT NBR 5410:2004, durante a partida do motor, a queda de tensão nos terminais do dispositivo de partida não ultrapasse a respectiva tensão nominal de:
Concurso:
AL-SP
Disciplina:
Engenharia Elétrica
Um motor trifásico com 12 terminais de acesso cuja tensão nominal das bobinas é de 220 V está ligado conforme o esquema abaixo:

A tensão de alimentação do motor e sua configuração são

A tensão de alimentação do motor e sua configuração são
Concurso:
AL-RS
Disciplina:
Engenharia Elétrica
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Qual o módulo da corrente no condutor neutro (IN) da carga B caso o condutor fase sofra uma interrupção total no ponto X indicado?