Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
O radiologista, no seu dia a dia, deve fazer escolhas delicadas acerca de qual procedimento de imagem adotar com base nas necessidades apresentadas pelo paciente, levando em consideração os sintomas, sinais e histórico do mesmo, o que requer conhecimento atualizado dos métodos radiológicos e, em especial, do neuroimageamento quando se trata do cérebro. Sobre avaliação radiológica do cérebro e de outros conteúdos cranianos, é INCORRETO afirmar que
“Paciente do sexo masculino,25 anos, apresentou os seguintes sintomas: hemorragias nasais graves, febre e sensação de mal-estar generalizado. Tomografias de seu tórax mostram uma massa com cavitação tocando a fissura e pequenos nódulos periféricos e de base pleural, também demonstram um vaso proeminente adjacente às lesões e hemorragia pulmonar irregular.” Possivelmente trata-se de:
As doses de radiação utilizadas nos exames diagnósticos não têm o potencial de provocar morte celular. Mas poderiam, eventualmente, provocar mutações genéticas com potencial de causar câncer ou doenças congênitas na prole. Acredita-se que esses efeitos são dependentes da dose recebida ao longo da vida. Dos exames de diagnóstico por imagem relacionados, assinale o que apresenta maior exposição à radiação.
A densitometria é, hoje, uma técnica de primeira grandeza na medicina. Ocupa o centro da atenção no processo diagnóstico da osteoporose e outras condições que cursam com alterações da densidade óssea. São indicações de densitometria óssea, EXCETO:
Em 1906, o parlamento do Império Britânico confirmou os primeiros casos de mortes causados por asbestos, adotando várias medidas de segurança, entre elas, melhorias na ventilação dos locais de trabalho. No mesmo ano, John Henry – um operário de um estaleiro inglês – trabalhou na construção de couraçado da classe Minas Gerais encomendado pela marinha do Brasil. Sabe-se que 13 anos depois ele morreu de uma doença que só seria diagnosticada em 1924: a asbestose. Sobre os achados radiográficos relacionados à exposição ao asbesto, assinale a alternativa INCORRETA.