Filtrar


Questões por página:
A principal dificuldade encontrada ao tratar tumores utilizando a técnica convencional em radioterapia é a limitação em controlar a dose de radiação nos tecidos saudáveis próximos ao tumor. Isso ocorre porque, nessa técnica, a dose é distribuída ao longo de um grande volume de tecido, o que limita a capacidade de ajustá-la para proteger os tecidos normais circundantes. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Podem ocorrer efeitos colaterais indesejados que comprometem a qualidade de vida do paciente. ( ) Uma das dificuldades encontradas no tratamento radioterápico convencional é a alta taxa de recidiva tumoral, pois limita a capacidade de ajustar a dose para proteger os tecidos normais circundantes. ( ) A dose de radiação em tratamentos convencionais é distribuída de forma heterogênea ao longo do tumor, o que pode levar a falhas no tratamento. ( ) A técnica convencional pode não ser eficaz em tumores localizados em áreas de difícil acesso ou próximas a órgãos críticos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O planejamento do tratamento radioterápico é baseado em informações anatômicas e que utilizam campos de tratamento que se ajustam o mais próximo possível do volume alvo, a fim de fornecer a dose adequada ao tumor e a dose mínima ao tecido normal adjacente. Para melhor entrega de dose, é preciso definir os volumes do planejamento do tratamento. A limitação mais importante é o conhecimento da extensão do tumor. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. GTV é o volume que engloba a doença macroscópica, CTV é o GTV mais uma margem que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o CTV mais uma margem que leva em consideração os movimentos internos e externos do paciente, como desvios de posicionamento.
II. GTV é a margem de segurança para proteger os tecidos saudáveis circundantes, CTV é a área que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o volume que engloba a doença macroscópica.
III. CTV é o volume que engloba a doença macroscópica, GTV é o CTV mais uma margem que inclui o possível envolvimento microscópico de doença e PTV é o CTV mais uma margem que não leva em consideração os movimentos internos e externos do paciente.
IV. GTV é a área que inclui o possível envolvimento microscópico de doença, CTV é o volume que engloba a doença macroscópica e PTV é o CTV mais uma margem que leva em consideração apenas os movimentos internos do paciente.

Quais estão corretas?
Na braquiterapia ginecológica, a aplicação de fontes radioativas é feita diretamente dentro do(a) ________, permitindo que uma dose mais elevada de radiação seja entregue diretamente ao tumor, reduzindo a dose em tecidos saudáveis circundantes. A braquiterapia é geralmente realizada após a ________, para fornecer uma dose complementar ou boost e melhorar a eficácia do tratamento. As fontes de braquiterapia utilizadas são geralmente de baixa energia, como o ________, que permitem uma alta taxa de dose e uma rápida queda da dose fora do alvo.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Paciente Y.Y.Z,18 anos, sexo feminino, foi admitida na emergência após um acidente de trânsito. A radiografia de tórax apresentou duas fraturas costais, da nona e da décima costela, do lado direito. No entanto, uma radiografia da coluna dorsal evidenciou fraturas no corpo vertebral e processo espinhoso de T5 e T6, causadas pela pressão do cinto de segurança. Para esse exame da coluna dorsal, é correto utilizar a incidência:
Fraturas são descontinuidades ósseas, comuns em eventos traumáticos. Em radiografias de ossos longos, fraturas são identificadas como um traço radiotransparente, que interrompe a linha cortical, mais radiopaca. Uma fratura é considerada completa quando rompe o tecido esponjoso e as duas zonas corticais, dividindo o osso em duas ou mais partes. Quando apenas parte da cortical se rompe, ocorre um caso típico de fratura incompleta. Sobre a fratura de Jones, pode-se afirmar que: