Filtrar


Questões por página:
Uma paciente do gênero feminino, com 21 anos, compareceu ao atendimento odontológico para avaliação de uma lesão assintomática na região posterior direita da mandíbula, descoberta em radiografia panorâmica de rotina. Ao exame clínico, foi observado uma discreta expansão óssea vestibular na região. A radiografia panorâmica demonstrou uma lesão radiolúcida unilocular bem delimitada, com cerca de quatro milímetros de diâmetro, áreas radiopacas centrais e deslocamento do dente 46 com reabsorção radicular. A paciente não apresentou alterações sistêmicas e negou dor ou trauma prévio no local. Foi realizada biópsia uma excisional, cujo laudo histopatológico revelou abundante tecido conjuntivo fibroso ricamente celularizado, permeado por focos de tecido calcificado, descritos como trabéculas ósseas de formatos irregulares. Entre as hipóteses diagnósticas abaixo, assinale o diagnóstico mais provável para a lesão descrita no caso clínico.
Visualizar Questão Comentada
Uma paciente melanoderma de 48 anos de idade, comparece ao exame clínico odontológico com diagnóstico prévio de displasia cemento-óssea florida, com áreas radiopacas bem delimitadas em algumas regiões posteriores da mandíbula. Levando-se em conta que a paciente está assintomática, assinale abaixo a melhor conduta sobre o que deve ser feito nesse caso.
Visualizar Questão Comentada
O fibroma oral é uma lesão benigna e comum da cavidade bucal. Entre as alternativas abaixo, assinale a afirmação correta sobre as características histopatológicas dessa lesão.
Visualizar Questão Comentada
O granuloma piogênico é uma lesão benigna reacional que pode ocorrer na cavidade bucal. Qual das alternativas a seguir melhor descreve a aparência clínica típica dessa condição?
Uma paciente melanoderma do gênero feminino, com 50 anos, comparece a um exame clínico odontológico onde o Cirurgião-Dentista realiza um exame radiográfico periapical completo da boca toda como exame complementar. Apenas nas radiografias periapicais dos incisivos inferiores, foram observadas áreas radiolúcidas circunscritas com focos radiopacos em seu interior, com margens definidas, envolvendo os ápices dentários dos dentes 31,32 e 41. Os incisivos inferiores centrais e laterais inferiores demonstraram ser hígidos, assintomáticos e não ter comprometimento pulpar. Entre as hipóteses abaixo, selecione qual o diagnóstico mais provável?
Visualizar Questão Comentada