Filtrar


Questões por página:
A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido tem como principal objetivo apresentar as alterações ocorridas no patrimônio dos acionistas ao longo de um determinado período, englobando aspectos como a emissão de ações, pagamento de dividendos e a contabilização de lucros ou prejuízos acumulados, desempenhando um importante papel para a análise da saúde financeira de uma empresa.

Assim, em relação às informações apresentadas nessa demonstração, marque a alternativa a seguir que descreve corretamente um componente que deve ser considerado nas mutações do patrimônio líquido.
Visualizar Questão Comentada
Concernente às variações patrimoniais que ocorrem em uma empresa ao longo de suas operações, selecione a alternativa que corretamente identifica como a apuração do resultado do exercício influencia o patrimônio líquido de uma entidade.
A contabilidade de uma empresa envolve o entendimento claro de seus ativos, passivos e patrimônio líquido. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que, das alternativas dispostas, a definição de ativo na contabilidade é:
No balanço patrimonial, o valor residual dos ativos da empresa posterior às deduções dos seus passivos denomina-se:
Reservas são recursos acumulados no patrimônio líquido. Visam manter a integridade do capital social, garantir a realização de investimentos com recursos próprios, além de serem utilizadas na compensação de prejuízos e no aumento do capital. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. Existem dois tipos de reserva: de lucros e de capital. II. A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos. III. As reservas de capital são constituídas com valores recebidos pela empresa e que não transitam pelo resultado, por não se referirem à entrega de bens ou serviços pela empresa. Constituem-se grupo de contas integrantes do patrimônio líquido. IV. Reservas de lucros são contas constituídas pela apropriação de lucros da companhia. Representam lucros reservados e constituem garantia e segurança adicional para saúde financeira da companhia, porque são lucros contabilmente realizados que ainda não foram distribuídos aos sócios ou acionistas.
É incorreto o que se afirma